Economia
Qualificação e tecnologia

Firjan Sul Fluminense visita indústrias e anuncia ações para o mercado de trabalho

Empresários conheceram as operações da Pion G Plus e da Indústria Plástica Valença; entre os destaques está uma nova plataforma para conectar trabalhadores às demandas da indústria local.

Compartilhe:
22 de abril de 2025
Sara Oliveira
Firjan Sul Fluminense visita indústrias e anuncia ações para o mercado de trabalho
Após as visitas, reunião do Conselho aconteceu na Indústria Plástica Valença. (Foto: Libânia Nogueira / Firjan)

No último dia 16, o Conselho Firjan Sul Fluminense levou um grupo de empresários para visitar duas importantes indústrias do município de Valença: a Pion G Plus, especializada em artigos hospitalares descartáveis, e a Indústria Plástica Valença, referência na produção de embalagens plásticas flexíveis. A iniciativa faz parte de uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento da indústria e do mercado de trabalho regional.

Durante a reunião que se seguiu às visitas, Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, apresentou novas medidas para enfrentar o desafio da empregabilidade no Sul Fluminense. Entre elas, uma plataforma digital para agilizar o contato entre empresas e profissionais, além de ações em parceria com a Firjan SENAI voltadas à qualificação técnica com foco nas necessidades reais da indústria local.

“Estamos desenvolvendo soluções práticas para aproximar a oferta e a demanda de mão de obra qualificada”, afirmou Nora Júnior. Ele também ressaltou o esforço da entidade em atrair jovens para o setor industrial.

Visita da Firjan Sul Fluminense às linhas de produção da Pion G Plus

A visita começou pela Pion G Plus, empresa familiar com 28 anos de história, que iniciou suas atividades com apenas três máquinas de costura e hoje conta com um parque industrial de 12.000 m², empregando 330 colaboradores diretos e 200 indiretos. Solange Carvalho, proprietária da empresa, relembrou os desafios enfrentados no início do negócio, especialmente a resistência do mercado aos produtos descartáveis.

A empresária também destacou o papel estratégico da Pion G Plus durante a pandemia de Covid-19, quando a produção foi ampliada em parceria com a Firjan SENAI para atender à alta demanda. Durante o encontro, anunciou a abertura da nova unidade Pion G Nordeste, na cidade de Alagoinhas (BA), ampliando a presença da marca no país.

Já a Indústria Plástica Valença, fundada em 2010, abriga um moderno parque fabril de 25.000 m² e emprega 295 pessoas. Davi Nogueira, diretor industrial, afirmou que as reuniões do Conselho Firjan motivaram mudanças significativas na empresa, como o aumento da presença feminina no chão de fábrica, que cresceu 15% após ajustes nos processos de contratação.

A fábrica, que fornece produtos para o mercado nacional e internacional, é responsável por uma parcela expressiva dos 19% que a indústria representa no PIB de Valença. Ela também se destaca por soluções técnicas aplicadas ao agronegócio, com produção de filmes plásticos em até cinco camadas.

As visitas e os anúncios feitos pela Firjan reforçam o papel do setor industrial como vetor de desenvolvimento para a região, em um contexto em que apenas 21% da população economicamente ativa do Sul Fluminense está ocupada — índice bem abaixo da média nacional, de 57%.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */