Cultura & Lazer
22ª EDIÇÃO

Flip atrai cerca de 30 mil pessoas a Paraty 

Entre as atividades da programação cultural intensa da Flip, mais de 20 mesas de bate-papo foram promovidas.

Compartilhe:
14 de outubro de 2024
Julio Cesar
Flip atrai cerca de 30 mil pessoas a Paraty 
A taxa de ocupação da rede de hotéis e pousadas durante a Flip chegou a 95%.

A 22ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chegou ao fim no domingo (13). O evento durou cinco dias e contou com uma programação cultural intensa. Segundo os organizadores, o evento atraiu entre 27 mil e 30 mil pessoas à cidade histórica do litoral Sul Fluminense.

Uma estrutura montada ao redor da Praça da Matriz, no centro histórico, contou com 20 mesas de bate-papo. Para os organizadores, a iniciativa trouxe “para o centro de seus debates a pluralidade de visões e sensibilidades que estão em jogo na contemporaneidade, abordando assuntos urgentes como emergência climática, fake news e autoritarismo”. Houve ainda uma vasta programação paralela promovida por empresas de diferentes segmentos.

Flip movimentou rede hoteleira

A taxa de ocupação da rede de hotéis e pousadas chegou a 95%. As ruas foram tomadas por pessoas atraídas pela presença de escritores como a brasileira Carla Madeira; a mexicana Jazmina Barrera, o colombiano Juan Cárdenas, o palestino Atef Abu Saif.

Também integraram a programação da Flip artistas, celebridades, políticos e formadores de opinião. Entre eles o influenciador digital Felipe Neto, que lançou um livro sobre ódio e polarização política. Ele e a jornalista Patrícia Campos Mello, autora de A Máquina do Ódio, participaram de uma mesa sobre como enfrentar o ódio.

Cerca de 15 mil livros foram vendidos durante a Flip

Os debates entre os autores foram exibidos simultânea e gratuitamente por meio de um telão instalado na Praça da Matriz. Além disso, mais de 53 mil pessoas assistiram aos debates da programação principal pelo YouTube. Este resultado é mais de duas vezes superior aos 25 mil internautas registrados em 2023.

A programação oficial, que este ano homenageou o escritor carioca João do Rio, contou com a chamada Flip+. A iniciativa promoveu atividades gratuitas, como sessões de cinema, debates literários, lançamentos de livros, apresentações artísticas e atividades para crianças, jovens e educadores.

Segundo os organizadores, somente as atividades educativas, envolveram ao menos 5,5 mil pessoas. Já a livraria oficial do evento vendeu cerca de 15 mil exemplares de livros.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.