O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece de 19 a 23 de novembro e de 27 a 30 de novembro, em Madureira, na Zona Norte da capital. Ao longo dos dias de evento, a instituição levará uma programação ampla, composta por mesas de discussão, performances poéticas, atrações musicais, exposições e campanhas de conscientização sobre temas sociais considerados urgentes.
Entre as ações confirmadas estão debates no Viaduto de Madureira com a presença de nomes como os escritores Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório, o multiartista Tiganá Santana e as jornalistas Flávia Oliveira e Isabela Reis, do podcast Angu de Grilo, acompanhadas pelo comunicador Raull Santiago.
A Central Única das Favelas (Cufa) receberá a exposição Caminhos Antirracistas, de 27 a 30 de novembro. A mostra reúne ilustrações do artista Luang Senegambia, inspiradas no Guia Antirracista do Sesc RJ. A publicação trilíngue será distribuída durante a Flup como parte do Projeto Consciências, que discute questões de raça e racismo estrutural, com foco na educação antirracista.
No Palco Zê Enê, o Sesc RJ promove no dia 29 de novembro, às 14h, uma roda de conversa sobre o Projeto Geringonça com o cineasta Emílio Domingos, o multiartista Pablo Meijueiro e o produtor cultural Valterlei Borges. Já no dia 30, às 15h30, o espaço recebe o lançamento do novo volume da revista Paquetá, com participação de Anderson Barreto, Simone Mota e Iyá Paula de Odé.
A programação musical também promete atrair o público, com apresentações da DJ Tammy (29) e do tradicional DJ Baile Charme (22 e 29/11). Intervenções poéticas estarão presentes com o dispositivo “Retire um Poema”, da poeta Yassu Noguch, e com a ação “Saque um poema”, que distribui textos autorais e fanzines gratuitamente.
Campanhas durante a Flup 2025
Durante toda a Flup, o Sesc RJ promoverá campanhas contra a violência contra a mulher, o etarismo e em defesa da cidadania. Materiais como adesivos, tatuagens temporárias e marcadores de livros espalharão mensagens de conscientização e respeito.
Em sua 15ª edição, a Flup traz o tema “Ideias para reencantar o mundo: escrevivências, sonhos e batidões”, homenageando a escritora Conceição Evaristo e destacando sua contribuição para a literatura ao valorizar a narrativa das experiências de mulheres negras e de comunidades marginalizadas.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



