Categorias: Foco Imobiliário

Congresso BIB-RIO traz otimismo para o mercado imobiliário em 2023

O IV Congresso da BIB-RIO (Bolsa Imobiliária da Barra da Tijuca) apontou uma perspectiva de crescimento para o mercado imobiliário brasileiro para o ano de 2023. O evento, ocorrido no fim de novembro, contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ), Marcelo Moura, afirmando que o setor vai continuar crescendo muito, mesmo com a mudança de governo.

Durante o congresso, Moura participou do painel “Cenário Mercado Imobiliário Pós Eleições”, ao lado do presidente da BIB-RIO, Edison Parente, da presidente da BNI (Bolsa Nacional Imobiliária), Isabela Domecini, e do diretor adjunto de locação da ABADI (Associação Brasileira dos Advogados Imobiliários), Marco Freitas. Na ocasião, todos foram unânimes em afirmar que o mercado atual é sólido e as perspectivas são de crescimento.

Durante sua participação no congresso, a presidente da BNI destacou a solidez atual do mercado imobiliário brasileiro, mas lembrou que trata-se de um setor de altos e baixos apresentando suas fases de retração, recuperação e expansão. Ao participar do congresso, Isabela Domecini disse ainda que é um momento de reorganização e expectativa das diretrizes do novo presidente eleito. “As perspectivas são boas. Nosso mercado é sólido e já passamos por outras crises, outros governos e estamos aqui”, completou ela.

Parceria com o Congresso Nacional

Trabalhar junto ao Congresso Nacional é um objetivo que o presidente do Creci-RJ tem para alcançar um patamar diferente de valorização do corretor de imóveis e buscar nível superior para toda a classe. “Nós temos uma responsabilidade muito grande perante a sociedade que é com o patrimônio do cidadão. Não é um mercado para aventureiros, é um mercado para preparados. Temos que mostrar para a sociedade que não somos um ônus, e sim um bônus, e essa sociedade precisa ter a confiança no corretor de imóveis, porque somente ele pode passar segurança jurídica”, explicou Marcelo Moura.

O presidente do Creci-RJ acredita que as construções vão continuar em ritmo acelerado, já que o próximo governo, mais do que o atual, é voltado para o social. “Acredito que as taxas de juros vão diminuir e acho que podemos trabalhar para o governo utilizar a Caixa Econômica Federal para reduzir a taxa de juros e consequentemente servir de base para os bancos privados”, completa Marcelo Moura.

Os últimos anos foram desafiadores para o mercado imobiliário por conta da pandemia da Covid-19. Mas para os participantes do IV Congresso BIB-RIO, o ano de 2023 será de grande expectativa de crescimento, tanto para a compra e venda, como para os alugueis e também para a construção de imóveis.

O Congresso do BIB-RIO ressaltou o momento de expectativa positiva no setor imobiliário fluminense


A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)

Posts Recentes

Fiscalização mira embarcações abandonadas em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, intensificou desde o início de 2025…

15 minutos atrás

Eleição fora de época movimenta Alerj

Não se fala outra coisa nos corredores da Alerj nesse final de recesso parlamentar. A…

17 minutos atrás

Palestra gratuita sobre tendências de negócios para 2026 em Itaguaí

A Secretaria de Desenvolvimento de Itaguaí, em parceria com o Sebrae, promove nesta sexta-feira (30)…

26 minutos atrás

Caminhão CAIXA atende empreendedores em Barra do Piraí até sexta-feira

O Caminhão CAIXA está em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, até a próxima sexta-feira…

44 minutos atrás

Plano de Mobilidade da Barra da Tijuca prevê investimento de R$200 milhões

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere participaram, nesta…

1 hora atrás

Martinho vai virar estátua!

“… canta, canta minha gente, que a vida vai melhorar!” Marquei encontro com Martinho à…

3 horas atrás