No último dia 27 de agosto celebrou-se o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. Este ano, a profissão completou 60 anos de Regulamentação Profissional. No estado do Rio de Janeiro a classe tem apresentado crescimento vertiginoso se comparado com o último ano e também com período anterior à pandemia, mostrando que a profissão apresenta excelentes oportunidades aos profissionais.
Traduzindo esse crescimento em números, de janeiro a agosto de 2022, cerca de 3.100 corretores de imóveis ingressaram na profissão, um aumento de 36% em relação ao mesmo período de 2021 quando 2.267 novos corretores iniciaram a trajetória na corretagem. A diferença é ainda maior quando comparamos ao cenário anterior à pandemia. No comparativo janeiro a agosto de 2022 x 2019, o aumento foi de 158% (1.203 novos corretores no período em 2019).
“O mercado imobiliário é consolidado. Mesmo na fase mais aguda da pandemia apresentou resultados positivos, com incremento no número de negociações, mostrando a importância do setor para o desenvolvimento do país, enquanto outros setores da economia retraíram. Por outro lado é importante destacar o quanto o perfil do corretor de imóveis se modificou ao longo desses 60 anos. Hoje o profissional é um verdadeiro consultor, um especiali2sta para atender as demandas da sociedade. Assim, para se destacar nesse mercado é necessário buscar o aprimoramento de forma permanente”, comenta o presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura.
Acompanhando a expansão da profissão, registra-se também elevada participação do público feminino na classe de corretores. Neste ano, de janeiro a agosto 1.394 mulheres ingressaram na profissão, representando 44% do total de novos corretores.
É importante esclarecer o fato de que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada por Lei Federal. Para exercê-la é obrigatório o registro no Creci. Nesse sentido é necessário concluir o Curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) ou o Curso Superior de Gestão em Negócios Imobiliários. Após a conclusão do curso o próximo passo é dar entrada nos trâmites de inscrição no Conselho profissional.
Exija o Creci! Dessa forma você estará negociando com um profissional devidamente habilitado no Conselho, o único que transmite toda a segurança nas negociações imobiliárias.
Quem faz a intermediação imobiliária sem a devida habilitação no Conselho Regional de Corretores de Imóveis é considerado um contraventor pela legislação vigente.
Atualmente, são 55.078 corretores de imóveis ativos no estado do Rio de Janeiro e mais de 6.700 imobiliárias ativas.
A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)