Capital

Fórum na Alerj debate cenário econômico

O secretário de estado da Fazenda, Leonardo Lobo, disse, em reunião realizada pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que o cenário econômico para os próximos anos do estado será desafiador.

A reunião da Câmara de Gestão e Políticas Públicas, organizada pela segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Alerj e responsável pela condução do Fórum, deputada Tia Ju (REP), foi realizada na sexta-feira (1) com entidades representativas do comércio e indústria fluminenses.

Lobo destacou a importância de haver mecanismos para que o contribuinte consiga pagar seu imposto da forma mais eficiente possível o que, consequentemente, proporciona agilidade na restituição. “Não acumular crédito é muito melhor do que dar benefício fiscal”, explicou o secretário.

Secretário diz na Alerj sobre desvinculação de fundos

Lobo também comentou sobre o déficit de R$ 8,5 bilhões previstos para o orçamento estadual do ano que vem. Ele elogiou a Lei 10.164/23, de autoria do Poder Executivo e aprovada pela Alerj, que desvincula receitas de 14 fundos estaduais para pagamento de despesas e salários e explicou que o aumento da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 19,5% visa diminuir a perda de arrecadação causada pelas Leis Federais Complementares 192 e 194, de 2022. Apesar disso, ele prevê que cenário difícil para os próximos anos.

“Estamos trabalhando, junto com a Alerj, para melhorar a situação econômica do Rio de Janeiro. Com relação aos fundos do Executivo, recentemente mandamos para o Parlamento medidas muito importantes, que foram aprovadas pela Assembleia. O dinheiro ficava parado naqueles fundos e a gente trouxe esses valores de volta ao Tesouro”, acrescentou Lobo.

Responsável por conduzir o Fórum, a deputada Tia Ju pontuou que discussões sobre o tema são importantes devido à tramitação da Reforma Tributária, que está em curso no Congresso Nacional. De acordo com ela, o legislativo do estado continuará acompanhando de perto essas discussões na Casa, para que a Reforma Tributária seja benéfica ao estado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Evento “Mulheres no Imobiliário” destaca protagonismo, superação e transformação do setor imobiliário

Com o tema “Mulheres no Imobiliário – Inspirando, transformando e realizando”, o Creci-RJ promoveu na…

8 horas atrás

Uso Prolongado de Antidepressivos e o Risco de Morte Cardíaca Súbita

*Por Flávio Cure A morte cardíaca súbita (MCS) é uma das principais causas de óbito…

12 horas atrás

Conservatória inaugura novo coreto com shows gratuitos

No próximo sábado (12), Conservatória, distrito de Valença, no Sul Fluminense, ganhará um novo espaço…

13 horas atrás

Caravana do Esporte em Maricá neste fim de semana

A Prefeitura de Maricá promove, no Leste Fluminense, neste sábado (12), a primeira edição da…

13 horas atrás

Prefeitura de Macaé abre mais de mil vagas temporárias na Saúde

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS)…

13 horas atrás

Irmãos Jordy brigam por apelido

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) entrou com ação na Justiça para que o irmão,…

13 horas atrás