Capital

Fundos Soberanos e investimentos sustentáveis são tema de debate

O crescente desafio das mudanças climáticas e o papel vital que os fundos soberanos podem desempenhar na promoção de investimentos sustentáveis serão discutidos no Seminário “Fundos Soberanos e a Agenda Climática: Desafios e Oportunidades”, que ocorre nesta sexta-feira (9), das 9h às 19h, na Casa G20, em Ipanema, Zona Sul da capital. O evento contará com a presença de especialistas e autoridades renomadas, incluindo Victoria Barbary, Diretora de Estratégia e Comunicação do International Forum of Sovereign Wealth Funds (IFSWF).

Com a administração de mais de R$ 7 bilhões, os oito fundos soberanos subnacionais existentes no Brasil — que incluem o Fundo Soberano do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, além de fundos municipais como os de Niterói, Maricá e Ilhabela — têm grande potencial de crescimento e podem revolucionar a maneira como os investimentos sustentáveis são realizados.

Nas mesas de discussão, os participantes debaterão questões cruciais sobre a viabilidade de direcionar os investimentos desses fundos para projetos estruturantes em níveis local e regional, um desejo manifestado pelos atuais gestores desses ativos. “Queremos promover uma reflexão sobre o ecossistema que envolve os fundos subnacionais e a importância desse tipo de instrumento para promover investimentos sustentáveis”, destaca Fernando Teixeira, gerente de Projetos do Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros.

Objetivo é moldar a agenda ambiental e financeira dos Fundos Soberanos

Um dos principais objetivos do seminário é favorecer uma troca de experiências que poderá moldar a agenda ambiental e financeira dos fundos soberanos e contribuir para os debates que acontecerão na COP 30 em 2025. A Secretária Nacional de Mudança do Clima, Ana Toni, a Superintendente da Área de Transição Energética e Clima do BNDES, Carla Primavera, e outros especialistas contribuirão com suas perspectivas sobre como os fundos podem ser utilizados para financiar a transição energética.

Victoria Barbary salienta que o evento é uma oportunidade única para abordar os desafios e as oportunidades que os fundos soberanos têm em um contexto de sustentabilidade. “Estou muito feliz por apoiar o Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros neste evento fundamental. Os fundos soberanos têm o potencial de desempenhar uma série de papéis importantes para ajudar a moldar a agenda ambiental”, afirmou.

O seminário, que será restrito a convidados, reunirá gestores dos fundos mencionados, autoridades nacionais, reguladores, e representantes de instituições internacionais, todos comprometidos em explorar novas formas de investimento que atendam não apenas às demandas atuais, mas também às necessidades futuras de preservação ambiental e desenvolvimento social.

O Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros, idealizador do evento, formado por uma parceria que inclui entidades acadêmicas e governamentais, visa definir princípios de gestão voltados para a sustentabilidade, promovendo melhores práticas que fortalecem a governança e ampliam o impacto político dos seus associados.

No Brasil, os fundos subnacionais têm se mostrado instrumentos financeiros inovadores que, alinhados à agenda climática, podem viabilizar projetos estruturantes benéficos para a população, garantindo um legado econômico e ambiental sustentável para as próximas gerações. Mais informações sobre a programação do seminário podem ser obtidas neste link.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

15 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás