Economia

Fusões e aquisições de empresas crescem 36% no Estado em 2024

O Estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 36% no número de fusões e aquisições realizadas entre janeiro e setembro de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com um estudo da KPMG, foram contabilizadas 109 operações neste ano, representando 9,9% das transações nacionais, contra 80 operações em 2023, equivalentes a 7% do total. Com o crescimento, o Rio passou da quarta para a segunda posição no ranking brasileiro, que incluiu 23 estados.

Os setores mais movimentados no Estado do Rio foram tecnologia da informação (27 operações), empresas de internet (15), instituições financeiras (8), educação e shopping centers (7 cada). Setores tradicionais, como óleo e gás, além de telecomunicação e mídia, registraram cinco operações cada.

Segundo Manuel Fernandes, sócio de mercados regionais da KPMG, os resultados refletem a crescente capacidade do Rio de Janeiro em atrair investidores. “Os números apontam que o estado avançou em várias frentes de negócios. Isso inclui, além de setores tradicionais como óleo e gás, áreas em ascensão como tecnologia da informação e internet, mostrando que as empresas fluminenses estão se transformando digitalmente para se manterem competitivas”, destacou.

No cenário nacional, foram identificadas mais de mil operações de fusões e aquisições

Em nível nacional, o estudo identificou 1.196 operações de fusões e aquisições nos primeiros nove meses de 2024, um crescimento de 5% em relação às 1.142 transações do mesmo período de 2023. Setores como tecnologia da informação, empresas de internet e instituições financeiras lideraram o volume de negócios, com 355, 199 e 68 transações, respectivamente.

Paulo Guilherme Coimbra, sócio da KPMG, atribui o desempenho do setor de tecnologia à presença de fundos de capital de risco e private equity, que responderam por mais de 65% das transações da área.

No Rio de Janeiro, o tipo de transação predominante foi a doméstica, com 69 operações entre empresas brasileiras. Outras transações incluem 32 CB1 (empresas estrangeiras adquirindo negócios brasileiros) e um número menor de CB2, CB3 e CB4.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que presta serviços profissionais de auditoria, tributos e consultoria. Está presente em 143 países e territórios, com 270 mil profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são mais de cinco mil profissionais, distribuídos em 15 cidades de 10 estados e do Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG é uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilha valor e inspira confiança no mercado e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de transições sustentáveis em clientes, governos e sociedade civil.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

3 horas atrás

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

7 horas atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

8 horas atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

8 horas atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

8 horas atrás

Pedalada Inclusiva celebra o Dia Mundial do Autismo em Búzios

Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…

9 horas atrás