Categorias: Esportes

Cariocas estreiam na Série D neste domingo. Na Série C, Voltaço segue sem vitória

O caminho é longo, mas a recompensa é valiosa. Essa frase resume bem a tarefa dos times do Rio na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, que começa neste domingo. A competição que vai até o fim de setembro e reúne 64 times é a grande oportunidade das equipes ganharem projeção nacional, mas as longas viagens e o calendário apertado exigem logística e um plantel resistente. Os representantes do futebol do Rio – Portuguesa, Nova Iguaçu e Pérolas Negras – estão no Grupo 7 da competição.

Cada grupo da Série D é composto por oito equipes que brigam por quatro vagas para a segunda fase. Os cariocas competirão contra as equipes paranaenses do Cianorte e Paraná e contra os paulistas do São Bernardo, Santo André e Oeste.

O Nova Iguaçu estreia na Série D em casa, no Laranjão, às 15h, contra o Cianorte. No mesmo horário, no Estádio do Trabalhador, em Resende, no Sul Fluminense, jogam Pérolas Negras e Santo André, em jogo que terá entrada franca. Já a Portuguesa estreia contra o São Bernardo em São Paulo às 16h.

As equipes paranaenses podem até não oferecer tanto perigo, já que a mais tradicional, que leva o nome do estado, foi inclusive rebaixada no estadual, mas a logística é mais complicada pela distância. Já as equipes paulistas fizeram bons estaduais e prometem dar trabalho para os cariocas.

Enquanto as equipes do Santo André e do São Bernardo se classificaram para as quartas de final do paulista, sendo eliminadas para São Paulo e Red Bull Bragantino, respectivamente, o time do Oeste de Barueri chegou até a semifinal da Série A2, batendo na trave no acesso à elite ao ser eliminada pelo São Bento, que acabou vice-campeão.

Como chegam os cariocas

Portuguesa e Nova Iguaçu são sem dúvida nenhuma as duas equipes que podem brigar pela classificação para a segunda fase da Série D, apesar de ser arriscado apostar nelas como candidatas ao título ou ao menos ao acesso.

Surge como esperança para a Série D a recuperação do Nova Iguaçu no Campeonato Carioca, quando engatou uma sequência de resultados positivos que o tirou da Zona de Rebaixamento e o colocou como candidato ao título da Taça Rio. A campanha, por mais que tenha acabado com a perda do caneco para o Resende mostra que a equipe ganhou casca para suportar um campeonato difícil.

Já para o time da Ilha do Governador que é uma das grandes zebras da Copa do Brasil vale colocar de lado a campanha a baixo das expectativas no Carioca e apostar que vem coisa boa em alguma competição nacional. A tendência é que o time volte suas forças para a Série D depois da provável eliminação da Copa do Brasil no confronto contra o Corinthians. Mas futebol é uma caixinha de surpresa e duas competições nacionais simultâneas é pesado para uma equipe de menor investimento.

Campeão da Copa Rio de 2021, o Pérolas Negras, que atualmente disputa a Série B1 do Carioca, jogará a sua primeira competição nacional neste ano e abriu mão da Copa do Brasil para escolher a Série D, o que demonstrou que há confiança no trabalho e força para segurar um plantel durante quase seis meses. O Pérolas Negras tem pela frente o desafio de ainda não ter feito nenhuma partida oficial na temporada e de enfrentar equipes acostumadas com a disputa de um torneio nacional.

Voltaço começa mal a Série C

Série C: Volta Redonda perdeu para o São José (RS) fora de casa e segue sem vencer.
Crédito: Eduardo torres / DKFComunicacao / São José

Depois do surpreendente e frustrante rebaixamento no Carioca, o Volta Redonda começou muito mal a disputa de uma complicada Série C. Após empatar em casa em 1 a 1 com o Figueirense na estreia, o Volta Redonda viajou para o Rio Grande do Sul para enfrentar neste sábado o São José, de Ijuí, e voltou com uma derrota por 3 a 1. A chance de queda para a Série D existe.

Dentro de campo a equipe da cidade do aço mostrou um preocupante desentrosamento e uma falta de força que transformou o time em presa fácil. Os gaúchos logo abriram 3 a 0 e controlaram o jogo na segunda etapa. O gol do Voltaço foi marcado por Wendson.

A Série C deste ano abandonou a fórmula de disputa que dividia os participantes em dois grupos de dez times. O turno único com todas as vinte equipes se enfrentando exige força de plantel e logística para fazer viagens para o Sul e para o Norte do país com frequência. A primeira fase vai até agosto.

O próximo jogo do Volta Redonda será em casa, no dia 24, contra o Altos (PI) que estreou com derrota para o Botafogo (SP) por 3 a 1 e joga neste domingo contra o Figueirense.

Posts Recentes

Ativista global contra o tráfico infantil visita o Phiz Chat no Rio

Em uma iniciativa marcante de combate ao tráfico infantil por meio de soluções tecnológicas seguras,…

15 horas atrás

Agentes de Endemias de Meriti fazem treinamento de primeiros socorros

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Resiliência Urbana, Proteção…

16 horas atrás

Lideranças femininas são foco de programa em Duque de Caxias

O Sesc RJ e o Sebrae RJ uniram forças para promover a Trilha Formativa: Mulheres…

16 horas atrás

Lojistas do Rio esperam aumento de até 5% nas vendas da Black Friday

Uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo…

16 horas atrás

Teresópolis realiza o 2º Fórum de Mobilidade Urbana

O 2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis acontece nesta quinta-feira (16), reunindo especialistas de…

19 horas atrás

Pecuária fluminense reforça vacinação

Nesta segunda-feira (14), Dia Nacional da Pecuária, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e…

21 horas atrás