O caminho é longo, mas a recompensa é valiosa. Essa frase resume bem a tarefa dos times do Rio na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, que começa neste domingo. A competição que vai até o fim de setembro e reúne 64 times é a grande oportunidade das equipes ganharem projeção nacional, mas as longas viagens e o calendário apertado exigem logística e um plantel resistente. Os representantes do futebol do Rio – Portuguesa, Nova Iguaçu e Pérolas Negras – estão no Grupo 7 da competição.
Cada grupo da Série D é composto por oito equipes que brigam por quatro vagas para a segunda fase. Os cariocas competirão contra as equipes paranaenses do Cianorte e Paraná e contra os paulistas do São Bernardo, Santo André e Oeste.
O Nova Iguaçu estreia na Série D em casa, no Laranjão, às 15h, contra o Cianorte. No mesmo horário, no Estádio do Trabalhador, em Resende, no Sul Fluminense, jogam Pérolas Negras e Santo André, em jogo que terá entrada franca. Já a Portuguesa estreia contra o São Bernardo em São Paulo às 16h.
As equipes paranaenses podem até não oferecer tanto perigo, já que a mais tradicional, que leva o nome do estado, foi inclusive rebaixada no estadual, mas a logística é mais complicada pela distância. Já as equipes paulistas fizeram bons estaduais e prometem dar trabalho para os cariocas.
Enquanto as equipes do Santo André e do São Bernardo se classificaram para as quartas de final do paulista, sendo eliminadas para São Paulo e Red Bull Bragantino, respectivamente, o time do Oeste de Barueri chegou até a semifinal da Série A2, batendo na trave no acesso à elite ao ser eliminada pelo São Bento, que acabou vice-campeão.
Portuguesa e Nova Iguaçu são sem dúvida nenhuma as duas equipes que podem brigar pela classificação para a segunda fase da Série D, apesar de ser arriscado apostar nelas como candidatas ao título ou ao menos ao acesso.
Surge como esperança para a Série D a recuperação do Nova Iguaçu no Campeonato Carioca, quando engatou uma sequência de resultados positivos que o tirou da Zona de Rebaixamento e o colocou como candidato ao título da Taça Rio. A campanha, por mais que tenha acabado com a perda do caneco para o Resende mostra que a equipe ganhou casca para suportar um campeonato difícil.
Já para o time da Ilha do Governador que é uma das grandes zebras da Copa do Brasil vale colocar de lado a campanha a baixo das expectativas no Carioca e apostar que vem coisa boa em alguma competição nacional. A tendência é que o time volte suas forças para a Série D depois da provável eliminação da Copa do Brasil no confronto contra o Corinthians. Mas futebol é uma caixinha de surpresa e duas competições nacionais simultâneas é pesado para uma equipe de menor investimento.
Campeão da Copa Rio de 2021, o Pérolas Negras, que atualmente disputa a Série B1 do Carioca, jogará a sua primeira competição nacional neste ano e abriu mão da Copa do Brasil para escolher a Série D, o que demonstrou que há confiança no trabalho e força para segurar um plantel durante quase seis meses. O Pérolas Negras tem pela frente o desafio de ainda não ter feito nenhuma partida oficial na temporada e de enfrentar equipes acostumadas com a disputa de um torneio nacional.
Depois do surpreendente e frustrante rebaixamento no Carioca, o Volta Redonda começou muito mal a disputa de uma complicada Série C. Após empatar em casa em 1 a 1 com o Figueirense na estreia, o Volta Redonda viajou para o Rio Grande do Sul para enfrentar neste sábado o São José, de Ijuí, e voltou com uma derrota por 3 a 1. A chance de queda para a Série D existe.
Dentro de campo a equipe da cidade do aço mostrou um preocupante desentrosamento e uma falta de força que transformou o time em presa fácil. Os gaúchos logo abriram 3 a 0 e controlaram o jogo na segunda etapa. O gol do Voltaço foi marcado por Wendson.
A Série C deste ano abandonou a fórmula de disputa que dividia os participantes em dois grupos de dez times. O turno único com todas as vinte equipes se enfrentando exige força de plantel e logística para fazer viagens para o Sul e para o Norte do país com frequência. A primeira fase vai até agosto.
O próximo jogo do Volta Redonda será em casa, no dia 24, contra o Altos (PI) que estreou com derrota para o Botafogo (SP) por 3 a 1 e joga neste domingo contra o Figueirense.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…