Esportes
Futebol

Fluminense: Mário Bittencourt é reeleito para presidir o clube até 2025

Novo mandato de Mário Bittencourt no Fluminense vai até 2025 e começa no dia 15. Reeleito renova com Diniz e convida Fred para ser cartola.

Compartilhe:
26 de novembro de 2022
Fluminense: Mário Bittencourt é reeleito para presidir o clube até 2025
Bittencourt e Montenegro na hora do discurso da vitória. Crédito: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.

O Fluminense já sabe quem será o presidente do clube até o fim de 2025. Em uma tranquila votação realizada neste sábado nas Laranjeiras, a chapa “Com amor e Com Vigor!”, do atual mandatário, Mário Bittencourt e Matheus Montenegro, venceu com 2.823 votos, contra 799 da chapa “Meu Fluminense Acelera”, de Rafael Rolim e Jorge Briard; e 228 da chapa “Herdeiros de Oscar Cox”, de Marcelo Souto e Sergio Poggi.

“Todos vocês que vieram aqui hoje, independente se votaram na nossa chapa ou não, eu queria agradecer. Fizemos uma eleição linda, uma eleição do tamanho do Fluminense, onde os adversários se respeitaram e nós somos um clube diferente por causa disso. temos no nosso DNA a educação, o respeito a todos os candidatos. O único clube em que o sócio futebol vota é o Fluminense. Todos os sócios decidiram o destino do clube pelos próximos três anos. O resultado de hoje não demonstra uma campanha bem feita, demonstra o reconhecimento de um trabalho que fizemos passando por acertos e erros. E o Fluminense precisa de mais. Nos momentos de dificuldade, só a torcida salva o clube. Só posso agradecer a todos os funcionários do clube e todos que vieram exercer seu direito”.

Com 17 mil sócios aptos a votar, sendo cerca de 12 mil sócios-torcedores, a expectativa em um domingo de tranquila democracia nas Laranjeiras era de uma eleição recorde, com o maior número de votos da história do clube desde o início das eleições diretas, em 2001, mas não foi o que aconteceu. O número de 3.661 votantes ficou abaixo dos 4.219 votos no pleito de 2016, quando Pedro Abad foi eleito.

Além de ter obtido a maior porcentagem de um presidente eleito nas eleições do clube (72%), Bittencourt conseguiu eleger uma boa base de apoio, o que ocorreu muito por conta de uma oposição dividida.

Por ter obtido mais que o dobro dos votos do segundo colocado, a chapa do presidente reeleito terá direito a todas as 150 cadeiras no Conselho Deliberativo do Fluminense, além de ficar com as outras 50 vagas de suplentes.

Fluminense renova com Diniz

A primeira boa notícia para o futebol do Fluminense foi a renovação do técnico Fernando Diniz, anunciada pelo próprio Mário Bittencourt logo após o resultado das eleições do clube. O presidente comunicou ainda que Fred terá um cargo no clube, uma espécie de conexão entre a diretoria e a comissão técnica.

“Acredito muito que vamos disputar a Libertadores com grandes chances de ser campeão. Desde 2008 a gente não chega numa Libertadores com tanta energia da torcida. Desde 2008 a gente não chega com um futebol tão bem jogado na Libertadores. Enfrentamos os adversários do primeiro escalão de igual para igual. Vamos ter três meses para o Fernando Diniz preparar o time até a estreia na Libertadores no dia 5 de abril. Vamos chegar com um time muito sólido para ser campeão”, afirmou Mário em sua primeira entrevista coletiva após reeleito.

O ano em que o Fluminense celebra 120 anos termina com a sensação de dever cumprido com o título carioca e a vaga na Libertadores de 2023, mas um gostinho amargo com a sensação de que o time poderia ter ido mais longe. Agora Bittencourt tem a chance de fazer melhor.