A magia do Estádio Jornalista Mário Filho, o popular maraca, é tão espetacular que até a troca de um gramado rende expectativa e ansiedade dignas de um Fla x Flu, mesmo que seja em um torneio já decidido, em um embalo de sábado à noite.
Para Flamengo e Bangu, às 19h30, são esperadas mais de 65 mil pessoas no Maracanã. Pela primeira vez na história do estádio a bola vai rolar em um gramado híbrido, com 90% de grama natural e 10% de grama sintética.
Novo Maraca
Mas é óbvio que não é o somente o fato do estádio mais famoso do Brasil estar de grama nova que atrai tanta gente. O que chama atenção tem ligação com os dois anos em que o gramado foi castigado com tantos jogos da dupla Fla-Flu e alguns do Vasco da Gama. Foi muita bola rolando para pouco cuidado. E isso se acentuou no último ano. Era visível que o Maracanã tinha um dos piores gramados do Brasil.
A promessa é que o novo gramado tem casca para segurar 70 jogos no ano. De acordo com Severino Braga, CEO do Maracanã, a tecnologia utilizada no novo tapete está entre as melhores do mercado. Diferentemente do gramado anterior, desta vez a grama natural foi plantada no próprio local, o que facilita na absorção de água e nutrientes pela raiz. Os 10% de grama sintética entram para reforçar a grama natural.
E aí? Será que o gramado vai resistir à maratona de jogos?