Esportes
Futebol

Cariocão Série A2: Em rodada emocionante, Taça Santos Dumont tem semifinalistas decididos

No Grupo A, Olaria e Macaé vencem confrontos diretos e se classificam. Voltaço vence Sampaio e termina em primeiro no Grupo B da Série A2.

Compartilhe:
02 de junho de 2022
Cariocão Série A2: Em rodada emocionante, Taça Santos Dumont tem semifinalistas decididos
Macaé Esporte terminou a 1ª fase da Série A2 em 1º no Grupo A. Crédito: Divulgação/Macaé Esporte

Sobrou emoção na última rodada da Taça Santos Dumont, primeiro turno da Série A2 do Campeonato Carioca. Se no Grupo B Volta Redonda e Sampaio Corrêa, já classificados, entraram em campo para definir quem terminaria em primeiro, no Grupo A foi disputa até o último segundo. Vale lembrar que todos os times tinham chances nesse grupo.

E para comprovar que no futebol a atenção tem que ser em todas as partidas, ainda mais em torneio de tiro curto, Americano e Rio das Ostras, que estavam na Zona de Classificação, acabaram eliminados do primeiro turno da Série A2 ao perder justamente no confronto direto contra Olaria e Macaé.

Jogando com o apoio de sua torcida que lotou a área das sociais da Rua Bariri, o Olaria, que já fez muita graça na primeira divisão do Carioca, foi para cima do Americano e virou o jogo em uma partida emocionante. O time de Campos abriu o placar com Wesley no fim do primeiro tempo, mas assistiu o Azulão da Leopoldina jogar no segundo tempo. Resultado, vitória do Olaria com gols de Pedrinho e Macario. O resultado classificava o Olaria, que estava de olho em outro jogo para saber se terminaria em primeiro lugar no Grupo A no primeiro turno da Série A2.

Este outro jogo era disputado entre Angra dos Reis e Macaé no Ferreirão, em Cardoso Moreira. O time visitante entrou em campo classificado e parece que isso atrapalhou. O Macaé lembrou os bons momentos da equipe que chegou até a Série B do Brasileirão e passou o carro. A goleada por 4 a 0 fez o Macaé terminar a primeira fase da Série A2 em primeiro lugar no Grupo A, com melhor saldo de gols do que o Olaria. Os gols foram marcados por Felipe Ferraz, Almir, Biel e Luan.

No outro jogo deste mesmo grupo, o América abriu cedo o placar contra a Cabofriense no Giulite Coutinho, com gol de Andrey, e controlava o jogo enquanto ainda estava se classificando por conta dos resultados paralelos. No entanto, no fim, o fantasma do primeiro turno voltou e o Mecão tomou mais um gol nos acréscimos, cedendo ao empate. Com a classificação impossível, mesmo com a vitória, o time relaxou na marcação e sofreu o gol marcado por Willian, de cabeça, aos 53 minutos.

No Grupo B, no único jogo que valia alguma coisa para a classificação da Taça Santos Dumont, o Volta Redonda venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0 no Estádio do Trabalhador, em Resende, com gol marcado por Bruno Santos. Com o resultado, o Voltaço termina a primeira fase em primeiro, com a equipe de Saquarema em segundo.

Quatro times cumpriram tabela neste grupo, mas com resultados que valem e importam muito para a classificação geral da Série A2, que pode definir rebaixamento. Enquanto no Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o Artsul venceu o Maricá por 1 a 0, o Friburguense recebeu no Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, o Gonçalense/Petrópolis e não saiu do zero.

As semifinais da Taça Santos Dumont serão disputadas na próxima semana, nos dia 8 e 9 de junho, com os primeiros colocados de cada grupo jogando em casa e com a vantagem do empate. Macaé e Sampaio Corrêa duelam na quarta-feira, às 15h, no Ferreirão, em Cardoso Moreira. No dia seguinte, às 19h, Volta Redonda e Olaria jogam no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Assim termina a classificação da Taça Santos Dumont, primeiro turno da Série A2

Grupo A:
1- Macaé Esporte, 9 pontos, 8 gols pró;
2 – Olaria, 9 pontos, 7 gols pró;
3 – Americano, 7 pontos, saldo de 1 gol a favor;
4 – Angra dos Reis, 7 pontos, saldo de 3 gols contra;
5 – América, 6 pontos;
6 – Cabofriense, 4 pontos.

Grupo B
1 – Volta Redonda, 13 pontos;
2 – Sampaio Corrêa, 8 pontos;
3 – Artsul – 7 pontos;
4 – Friburguense – 5 pontos;
5 – Gonçalense/Petrópolis – 4 pontos;
6 – Maricá – 1 ponto.

As demais equipes se concentram para a disputa do segundo turno (Taça Corcovado), sem tirar o olho da classificação geral. O Maricá, por exemplo, que no ano passado passou perto de garantir o acesso para a primeira divisão, tem somente um ponto conquistado e corre sério risco de ser rebaixado para a Série B1.

Confira a classificação geral da Série A2

Crédito: Ferj