Esportes
Futebol

Divisões de acesso tem cenário indefinido na Série B2 e preparação para a semi na Série B1

Na reta final do calendário do futebol brasileiro, Série B1 e Série B2 se aproximam de decisões. No feminino, já tem final nesta terça-feira.

Compartilhe:
31 de outubro de 2022
Divisões de acesso tem cenário indefinido na Série B2 e preparação para a semi na Série B1
Campeão da Série C neste ano, o Belford Roxo está de olho no acesso na Série B2. Crédito: Crédito: Matheus Sanches / @ClickMJ

O calendário do futebol nacional já começou a tomar ares de decisão com a final da Copa do Brasil e da Libertadores, torneios vencidos pelo Flamengo e pela reta final do Brasileirão. Nas divisões de acesso no Rio o cenário é semelhante. Enquanto na Série B1 já estamos nas semifinais, na Série B2 a última rodada, nesta semana, promete muita emoção.

Começamos, portanto, pela Série B2, que ainda tem emoção pela frente na primeira fase, chamada de Taça Waldir Amaral. A 11ª e última rodada será disputada nesta terça-feira (1/11). A jornada terá confrontos importantes para a classificação do G4. Já na parte de baixo da tabela de classificação da Série B2 o mais provável é que não tenhamos muitas mudanças.

Goytacaz e Rio de Janeiro já estão classificados na Série B2 mas definirão quem fica com o título da primeira fase e obviamente os confrontos da semifinal. Um das vagas está nas mãos do Belford Roxo e a outra vaga será disputada entre o quarto colocado Barra da Tijuca, o quinto lugar Bonsucesso e correndo muito por fora o time de Carapebus, que está em sexto.

Teoricamente, o confronto mais fácil entre os integrantes do G4 da Série B2 é do Belford Roxo, terceiro colocado, que enfrentará o Tigres do Brasil, lanterninha da competição. Basta um empate para o time da Baixada carimbar a classificação. Já o líder Goytacaz joga fora de casa contra o Bonsucesso a quem só interessa a vitória nesta última rodada. Mas, além disso, o time da Zona Norte do Rio precisa torcer para derrota do Belford Roxo ou empate do Barra da Tijuca.

O Barra, que está em quarto com 18 pontos, um a mais que o Bonsucesso, enfrenta o Carapebus fora de casa. A única chance de classificação da equipe do Norte Fluminense é em caso de vitória por mais de três gols de diferença. A 11ª rodada da Série B2 terá, portanto os seguinte jogos, todos no mesmo horário nesta terça-feira:

Carapebus x Barra da Tijuca – Antônio F. de Medeiros (Cardoso Moreira)
Rio de Janeiro x Barra Mansa – Moça Bonita (Rio de Janeiro)
Ceres x Búzios (jogo não acontecerá por conta do processo de suspensão do Ceres, já rebaixado)
Belford Roxo x Tigres do Brasil – Nélio Gomes (Belford Roxo)
Mageense x Campos – Marrentão (Xerém)
Bonsucesso x Goytacaz Leônidas da Silva (Rio de Janeiro)

Confira a classificação da Série B2

Crédito: Ferj

Na Série B1, preparação para a semifinal

Já na Série B1, terminada a primeira fase (Taça Maracanã) com vitória do CEAC Araruama, os times classificados para a semifinal se preparam para a disputa da próxima fase. Paralelamente a isso, Rio São Paulo, Campo Grande e Angra dos Reis tentam juntar os cacos para deixar a casa pronta para um ano de recuperação em 2023, já que caíram para a Série B2.

Invicto na competição, o CEAC Araruama se credenciou ao longo do torneio como um dos postulantes ao título. Foram oito vitórias e três empates. Mas para seguir será preciso eliminar na semifinal o Duque de Caxias, time acostumado a disputar a divisão de elite do Campeonato Carioca.

Na outra chave, disputa entre times com histórias diferentes mas que representam projetos sólidos de estrutura por trás da bola rolando. De um lado, o Serrano, time petropolitano que já figurou em outrora na elite do futebol carioca. De outro, o Pérolas Negras, que cumpre missão de revolucionar o futebol.

O primeiro jogo entre Duque de Caxias e CEAC Araruama será no próximo sábado (5/11), às 15h, no Marrentão, em Xerém. Já o segundo jogo está marcado para o dia 11, sexta-feira no mesmo horário, no Lourival Gomes, em Saquarema.

Pérolas Negras e Serrano começam a disputa no próximo sábado (5), às 15h, no Estádio do Trabalhador, em Resende. O segundo jogo está marcado para ser disputado no sábado, dia 12, no mesmo horário, no Atílio Marotti, em Petrópolis, na Região Serrana.

Na semifinal a vantagem de empate e resultados iguais é do CEAC Araruama e do Serrano, que terminaram a primeira fase em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Neste ano somente a equipe campeã da Série B1 garante acesso para a Série A2.

O CEAC Areruama venceu a Taça Maracanã. Crédito: Valdir Santiago / Reprodução

Flamengo e Botafogo fazem decisão no feminino

Já na modalidade feminino adulto, Flamengo e Botafogo começam a decidir o Campeonato Carioca da Série A nesta terça-feira. O primeiro jogo será às 15h no Caio Martins, em Niterói, com mando do Botafogo. Já o segundo jogo está previsto para o próximo sábado, na Gávea, com mando de campo do Flamengo. Não há qualquer tipo de vantagem baseada em classificação nas fases anteriores. Logo, se houver resultados iguais o campeão será definido nos pênaltis.


Crédito da foto em destaque: Matheus Sanches / @clickmj