Baixada Fluminense

Futuro, luta contra transfobia e homenagens encerram Carnaval

Pela primeira vez divididos em três dias, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro terminaram na madrugada desta quarta-feira de Cinzas (5). Futurismo, grito de resistência e luta contra a transfobia e homenagens ao Estado do Pará e a Milton Nascimento encerraram o Carnaval 2025.

A apuração das notas dos 36 julgadores, distribuídos em nove quesitos, ocorrerá às 16h. Como nos anos anteriores, a menor das quatro notas é descartada. As agremiações mais bem colocadas retornam à Sapucaí no próximo sábado (8) para o desfile das campeãs. A vencedora encerra a noite.

Cães-robôs abriram última noite do Carnaval 2025

Primeira a desfilar, a Mocidade Independente de Padre Miguel trouxe uma reflexão para o Sambódromo. O desfile abordou os reflexos do avanço da tecnologia para os seres humanos e o meio ambiente. Um dos tripés apresentou uma simulação do jogo Street Fighter. Em uma das projeções, o carnavalesco Renato Lage arbitrava um duelo fictício entre o dono do X, Elon Musk, e o presidente da China, Xi Jinping.

Uma das alegorias da escola, que neste completa 70 anos, trouxe a família Flintstones e os Jetsons. Carros alegóricos e fantasias também fizeram menção ao modo de vida predominante nos anos 1970, 1980 e 1990. Dois pequenos cachorros-robôs chamaram a atenção na comissão de frente.

Muita das criações presentes no desfile lembraram criações do casal Lage nos anos 1990 na própria Mocidade. A passagem da escola foi concluída com bandeiras com a estampa do rosto da carnavalesca Márcia Lage, também responsável pelo enredo deste ano. Ela faleceu em 19 janeiro, após complicações decorrentes de leucemia.

Paraíso Tuiuti gritou contra transfobia

Eu travesti / Estou no cruzo da esquina / Pra enfrentar a chacina / Que assim se faça“, diz trecho do samba-enredo da Paraíso do Tuiuti. A agremiação contou a história da primeira mulher trans documentada no Brasil: Xica Manicongo.

O desfile trouxe característica de Manicongo, como a coragem, mas também as perseguções, julgamentos e proibições de ser livre. Segundo a escola, 26 trans desfilaram, como as deputadas federais Érika Hilton e Duda Salabert, além de ativistas como a fundadora do Movimento Trans Nacional, Jovanna Baby, e a primeira pessoa trans a ocupar o cargo de rainha de bateria no carnaval carioca, Eloina dos Leopardos.

A partir dos 60 min de desfile, a Tuiuti começou a enfrentar problemas com evolução. Devido a grandiosidade das alegorias, o andamento da escola foi prejudicado, o que obrigou os desfilantes dos último setores a correrem para cumprir o tempo regulamentar de 80 min e, assim, não sofrer penalizações.

Homenagens encerraram o Carnaval 2025

Com o enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, a Acadêmicos da Grande Rio homenageou o Estado do Pará. As cinco alegorias, três tripés e 3.200 componentes compuseram um desfile que trouxe muitos elementos da natureza, como a pororoca, e culturais, como lendas folclóricas.

A comissão de frente fez menção a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Estado e considerada Rainha da Amazônia. Já o abre alas trouxe personalidades paraenses, como Fafá de Belém e Dira Paes. O desfile também marcou a despedida da atriz Paola Oliveira do posto de rainha de bateria.

Coube a Portela encerrar o Carnaval 2025. A azul e branco de Madureira homenageou Milton Nascimento. O refrão com o nome do cantor fez a Sapucaí explodir.

A agremiação abordou na avenida como Bituca e sua arte tocam as pessoas. Não por acaso, ele veio na última alegoria como o Sol que ilumina, aquece e traz esperança. Referências à composições do cantor e ao Clube da Esquina também estavam presentes.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

2 minutos atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

18 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás