O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio
Por Nelson Lopes
O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve de fome após oito dias, nesta quinta-feira. Glauber estava sem se alimentar há mais de 200 horas, em protesto contra o processo de cassação aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara, e perdeu sete quilos.
O acordo para que a inanição chegasse ao fim foi firmado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos- PB), com a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), esposa de Glauber, e o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Casa. Emocionados, Glauber e Sâmia agradeceram o apoio de todos os apoiadores durante esses dias de mobilização e a toda bancada do PSOL e seus servidores.
“Estou suspendendo a greve de fome que anunciamos. A suspensão ocorreu depois de dialogar com os movimentos, e depois de um compromisso assumido pelo presidente da Câmara. Uma articulação que envolveu diversos parlamentares”, afirmou.
Motta disse que o prazo de 60 dias para que Glauber se defenda do processo de cassação será levado em consideração, antes de levar o caso a plenário. Com isto, ele garante que o tema não será votado neste semestre e espera que o PSOLista encerre a inanição. Como dissemos aqui na coluna, na semana passada, o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, é diretamente interessado na cassação de Glauber, que é seu desafeto antigo.
Mas, sabe quem entraria na suplência de Glauber? A alagoana Heloisa Helena, rival local de Lira. Com isso, ele ganha outra pedra do seu sapato. Além disso, Heloisa Helena se opõe à ministra Marina Silva dentro da Rede. São muitas as forças que não a querem novamente no parlamento. Do Centrão ao governo.
O presidente Lula esteve no Rio, nesta semana. Ele se reuniu, na terça-feira, com prefeitos do interior fluminense em Piraí. Organizado pelo ex-governador Luiz Fernando Pezão, prefeito de Piraí pela terceira vez, o encontro teve um simbolismo que ultrapassou os aspectos formais e marcou a retomada de um relacionamento que fora interrompido nas eleições de 2014. Na ocasião, Pezão apoiou Aécio Neves e virou as costas para a petista Dilma Rousseff.
Lula pediu que Pezão, com o secretário de Assuntos Parlamentares, André Ceciliano, recolhesse as demandas dos prefeitos da região e lhe encaminhasse. Prometeu atender a pelo menos um dos pleitos de cada alcaide. Estiveram presentes os prefeitos de Bom Jardim, Affonso Monnerat; Luiz Furlani, Barra Mansa; Tande, Resende; Ferreti, Angra dos Reis; Luciano Fernandes, Pinheiral; Antônio Neto, Volta Redonda; Jorge Henrique, Mendes; Katia Miki, Barra do Piraí; Maneko Artemenko, Paulo de Frontin; Julio Canelinha, Paraíba do Sul; Andrezinho Ceciliano, Paracambi; Babton Biondi, Rio Claro e Aluisio D Elias, de Quatis.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…
Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…
A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…
Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…
Quem estiver em Campos dos Goytacazes,no Norte Fluminense, durante os feriados da Semana Santa (sexta-feira,…