Baixada Fluminense
CARNAVAL 2026

Governador anuncia novo modelo de financiamento para Carnaval

A verba será paga em duas parcelas. A mudança visa garantir maior estabilidade e segurança financeira para o Carnaval.c

Compartilhe:
21 de fevereiro de 2025
Julio Cesar
Governador anuncia novo modelo de financiamento para Carnaval
Anúncio para Carnaval 2026 contou com representantes da Série Ouro. (Foto: Carlos Magno)

O governador Cláudio Castro anunciou na quarta-feira (19) que, a partir de 2026, o financiamento do Carnaval ocorrerá diretamente pelo Estado, com previsão no orçamento oficial. A verba será paga em duas parcelas. A mudança visa garantir maior estabilidade e segurança financeira para o evento. Até então, os recursos eram obtidos por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

“A partir do ano que vem, todo o dinheiro do Carnaval estará na Lei Orçamentária Anual do Rio de Janeiro. Isso demonstra com clareza que nosso apoio ao Carnaval não é só uma política do governo A, B ou C, mas é uma política do Estado do Rio de Janeiro, pela valorização do Carnaval”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Anúncio para Carnaval 2026 contou com representantes da Série Ouro

Em reunião com líderes das agremiações da Série Ouro, no Palácio das Laranjeiras, na capital fluminense, o governador detalhou a divisão da verba será dividida em duas parcelas. A primeira será paga no ano anterior ao evento, para facilitar a aquisição de materiais. A outra será no próprio ano para pagamento de pessoal.

“É um grande momento, a Série Ouro consegue ter esse olhar tão especial do Governo do Estado. Quando você inclui dentro do orçamento do governo, você está valorizando a cultura do Carnaval. É um momento de muita alegria porque a gente sabe que ano a ano, nós vamos estar ali contando com a Cultura. O Carnaval não é uma despesa, e sim um investimento, uma cadeia produtiva, onde a gente emprega centenas de milhares de pessoas”, afirmou o presidente da Liga RJ, Hugo Junior.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */