Economia

Governador destaca mudança no indexador para equilíbrio financeiro

O governador Cláudio Castro participou na semana passada da Reunião Ordinária do Conselho da Federação, no Palácio do Planalto, onde discutiu a renegociação da dívida dos estados. Castro destacou a importância de mudar o indexador da dívida, um ponto crucial do projeto de lei complementar que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está apresentando ao Congresso Nacional para garantir o equilíbrio financeiro dos estados.

“É um avanço a gente conseguir a renegociação do indexador da dívida e também criar medidas de abatimento dessa dívida. São medidas muito importantes para que a gente possa atingir novamente o equilíbrio dos estados”, declarou Cláudio Castro.

A abertura do encontro contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O titular da pasta afirmou que o ministério está analisando as sugestões contempladas no projeto e que os técnicos estão, junto com Pacheco e o Senado, buscando equacionar pendências para que a matéria possa ser votada em breve, antes do recesso parlamentar.

Governador ressalta outros pontos em discussão

Cláudio Castro tem ressaltado a necessidade de a proposta ser analisada com celeridade no Parlamento. O governador também destaca os avanços na discussão com os governadores e parlamentares para a construção de um caminho que solucione a dívida pública, ainda que nem todos os pontos estejam em acordo.

“A conversa de ontem com o presidente Pacheco foi muito importante. Acho que avançamos em algumas propostas que para os estados são muito importantes. Mas também temos, na verdade, uma discordância sobre o indexador, que fez a dívida chegar, hoje, no patamar que chegou. A gente também entende a dificuldade, tanto do Ministério da Fazenda quanto do Senado, de olhar a dívida para trás. E aí a gente tem o Judiciário para tentar rever esse para trás que nós consideramos ilegal”, explicou o chefe do Poder Executivo Fluminense.

A reunião da última quarta-feira teve como anfitrião o ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais). O evento contou ainda com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de diversos governadores e representantes de prefeituras.

Na ocasião, o presidente da República anunciou a sanção do Projeto de Lei Complementar (PLP) 459/17 que regulamenta a securitização da dívida ativa da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e assinou outras medidas, como a Mensagem Presidencial de envio do PL – Política Nacional de Cuidados ao Congresso.

Criado em abril de 2023, o Conselho da Federação tem o objetivo de discutir e enfrentar problemas dos entes federados, negociar propostas de políticas públicas e reformas de interesse comum, que busquem o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Coroa Folia 2026 terá shows em trio elétrico em Itaguaí

Tradicional pré-carnaval de Itaguaí, o Coroa Folia volta a movimentar a Orla de Coroa Grande…

16 horas atrás

Censo Previdenciário obrigatório em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, está realizando o Censo Previdenciário dos servidores públicos…

16 horas atrás

Panorama do Mercado Imobiliário será no dia 12 de março. Inscrições abertas!

O Secovi Rio divulgou a programação da 16ª edição do Panorama do Mercado Imobiliário do Rio…

17 horas atrás

Festival Sesc Verão chega à 8ª edição em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (Maré) e…

18 horas atrás

Quatis recebe Selo CAIXA Gestão Sustentável

A cidade de Quatis, no Sul Fluminense, recebeu nesta terça-feira (20) o Selo CAIXA Gestão…

19 horas atrás

‘Estamos no caminho certo’. Alfredo Lopes projeta triênio no HotéisRIO

Por Marcos Vinicius Cabral Reeleito em dezembro de 2025 por aclamação, Alfredo Lopes continuará à…

20 horas atrás