Economia

Governo do Estado lança programa de capacitação para Economia do Mar

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta sexta-feira (14) o programa “Empregos Azuis – Um Mar de Oportunidades”. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), visa capacitar e certificar profissionais para atuar no setor da Economia do Mar. Por meio de parcerias com prefeituras e empresas do setor privado, serão oferecidos cursos gratuitos em diversas especializações ligadas à indústria naval, offshore e logística portuária.

Os cursos incluirão formação nas áreas de Segurança em Montagem de Andaime, Caldeireiro, Arrais Amador, Mestre Amador, Movimentação de Carga, Taifeiro, Marinheiro de Convés, Marinheiro Auxiliar de Máquinas, Pintura Industrial e Corrosão, Soldador, Mecânico de Motor a Diesel, Eletricista de Embarcação, Segurança de Plataforma, Combate a Incêndio e Operador de Guindaste, entre outros. A capacitação incluirá treinamento prático e certificação, preparando os profissionais para um mercado competitivo.

O governador Cláudio Castro destacou a importância do programa para o Estado. “Essa iniciativa reforça o papel do Rio de Janeiro como referência nacional na economia marítima. Ao investir na qualificação profissional, estamos ampliando as chances de empregabilidade dos trabalhadores e impulsionando a revitalização da indústria naval e portuária. A parceria com o setor privado garante que a capacitação esteja alinhada às necessidades reais do mercado”, afirmou.

Governo do Estado quer capacitar cerca de 2.000 alunos em um ano

A meta do programa é capacitar cerca de 2.000 alunos em um ano, por meio de convênios com prefeituras, empresas e instituições de ensino. Até o momento, já foram firmados Memorandos de Entendimento com as prefeituras de São Gonçalo, São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Macaé, Angra dos Reis e São Fidélis, além do Instituto Nacional de Aprimoramento Aquaviário (INAA) e da Associação Brasileira de Corrosão (Abraco). Novas parcerias com a Marinha do Brasil, Firjan/Senai e a KarpowerShipBrasil (KPS) estão em fase de negociação.

O Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, ressaltou a importância da qualificação profissional para a economia fluminense. “A economia do mar é uma das principais fontes de receita do estado e um motor de inovação tecnológica, promovendo a modernização da infraestrutura portuária, o fortalecimento da indústria naval e o crescimento do setor de transporte e logística marítima. Com o programa Empregos Azuis, queremos capacitar o cidadão fluminense para que nossas empresas não precisem buscar mão de obra especializada em outros estados”, disse.

O Rio de Janeiro possui 635 km de litoral, sendo a terceira maior costa do Brasil e o maior produtor nacional de petróleo e gás. O potencial econômico do Estado impulsiona o desenvolvimento de diversos setores, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, fomentando polos industriais e cadeias de suprimentos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

9 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

10 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

16 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

17 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

17 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

17 horas atrás