O Governo do Estado do Rio de Janeiro ganhou um prêmio da Bolsa de Valores (B3) de São Paulo pelo projeto de concessão da Cedae, a companhia de águas e esgoto. A concessão concorreu ao Prêmio “P3C PPPs e Concessões” e venceu na categoria melhor estruturação de projetos, contra iniciativas de estados como São Paulo e Minas Gerais.
“O Rio de Janeiro se tornou referência em concessão de saneamento, após destravarmos esse projeto que está revolucionando o estado. Hoje, o estado já sente os impactos positivos dessa iniciativa, e as obras e melhorias são realidade. Levar água e esgoto tratados para a população é garantir dignidade, saúde e crescimento”, explicou o governador Cláudio Castro.
Prêmio reconhece profissionais, empresas e órgãos públicos
O prêmio foi recebido por Nicola Miccione, responsável por coordenar a concessão como secretário da Casa Civil. A premiação, realizada pela B3 – Bolsa de Valores de São Paulo, reconhece profissionais, empresas e órgãos públicos que se destacam na atuação em infraestrutura econômica, social e ativos ambientais.
“Esse projeto vai realizar a despoluição da Baía da Guanabara e reafirma a importância de levar água e esgoto tratados para a população. E nesse primeiro ano de atuação das concessionárias já estamos percebendo essa transformação. É um legado que deixará impactos por gerações”, afirmou Miccione.
A concessão de saneamento foi realizada pelo Estado do Rio de Janeiro em 2021, em dois leilões. No total, serão investidos R$ 32 bilhões pelas concessionárias, ao longo de 35 anos, beneficiando 13 milhões de pessoas.
De acordo com o Governo do Estado, esse é o maior projeto socioambiental da América Latina e poderá universalizar a distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em 46 municípios do estado.