O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ) e da Funarj, inaugurou uma sala de cinema dentro do Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Pavão-Pavãzinho. O projeto Cine Pipoca Funarj, que leva filmes, pipoca e refresco de graça para crianças e adolescentes em comunidades do Rio, desta vez, contempla as crianças das comunidades que ficam entre Copacabana e Ipanema, na Zona Sul do Rio.
A primeira sessão teve a exibição do filme “Um Time Show de Bola (2013)” e contou com a presença de estudantes do Ciep Presidente João Goulart/Brizolão e de autoridades.
Na plateia, alguns dos alunos nunca assistiram a um filme no cinema. Aluna do 6º ano, Ana Carolina Neves, de 11 anos, conta que foi ao cinema uma única vez quando era bem pequena, mas que não lembrava da experiência. A menina disse estar emocionada após uma sessão. Ao lado dos amigos, ganharam pipoca e refresco, que serão sempre oferecidos ao público que assistirá aos filmes. Os pequenos também ganharam sorvete e livros.
“Minha mãe trabalha como enfermeira, e meu pai é porteiro. Tenho dois irmãos, de 14 e 11 anos, fica difícil para os meus pais pagarem cinema para a gente. Agora, vou poder assistir a vários filmes com os meus amigos e de graça”, comemorou Ana Carolina.
Moradora do Pavão-Pavãozinho, Rafaela Machado, de 32 anos, que também é secretária da Associação de Moradores do complexo comunitário, ficou muito feliz com a primeira exibição de um filme na sala de cinema. Mãe de quatro filhos, de 13, 10, 8 e 4 anos, ela conta que os dois mais novos nunca foram ao cinema.
“Acho maravilhoso que eles possam ter essa experiência desde cedo. Quando eu tenho dinheiro, não tenho tempo de levá-los ao cinema. E é um programa muito caro. Agora eles estão dentro de casa e ainda vão ganhar pipoca e refresco. É uma alegria enorme ver as famílias da nossa comunidade poderem viver este momento pertinho de casa”, disse Rafaela.
De acordo com a secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, além da exibição de filmes, na sala de cinema será possível desenvolver atividades culturais, sociais e educativas.
“É o Estado do Rio trazendo cultura e fortalecendo o ambiente artístico neste lugar. Queremos essa arte abraçando todas as idades”, afirmou a secretária.
A nova base do Cine Pipoca Funarj, que já conta com uma sede no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, é uma parceria com a Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, que cedeu o espaço.
Segundo o titular da pasta, Alexandre Isquierdo, a inauguração desta sala de cinema é um marco importante para as comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.
“Nesse espaço temos o nosso Centro de Referência da Juventude. É o Governo do Estado presente aqui na comunidade trazendo lazer e cultura onde o jovem poderá desenvolver suas habilidades”, ponderou Isquierdo.
A sala de cinema conta com 150 lugares, e as sessões acontecem sempre às sextas-feiras, às 18h30, e, aos sábados, às 16h, com filmes infantis e infantojuvenis. Desde setembro de 2022, o Cine Pipoca Funarj leva filmes para crianças e adolescentes em sessões duplas, no Jacarezinho. Neste período, o público foi de 5.732 crianças/adolescentes em 94 sessões. Ao todo foram 48 filmes exibidos.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…