Educação
Capacitação

Governo do Estado oferece 32 mil vagas de cursos de capacitação para professores municipais

Os cursos serão realizados a distância, em dois períodos ao longo do ano, e dados em carga horária de 280 horas.

Compartilhe:
30 de março de 2023
Vinicius
Governo do Estado oferece 32 mil vagas de cursos de capacitação para professores municipais
A iniciativa visa estreitar ações de formação dos educadores de escolas das prefeituras da Região Metropolitana e do interior do estado.

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) vai oferecer 32 mil vagas em cursos de capacitação para profissionais que atuam nas redes de ensino dos 92 municípios fluminenses. O anúncio foi feito na última terça-feira (28/3) pela secretária da pasta, Roberta Barreto, durante o 1º Seminário Estadual de Formação Integrada, realizado no Senac do Flamengo, Zona Sul da capital fluminense.

A iniciativa visa estreitar ações de formação dos educadores de escolas das prefeituras da Região Metropolitana e do interior do estado.  

“Nossa missão é unir forças com a oferta de ações de qualificação e formação continuada. Vamos trabalhar em conjunto para que o aluno não seja do município ou do estado, mas para que seja de todos nós”, enfatizou Roberta Barreto, secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Os cursos serão realizados a distância, em dois períodos ao longo do ano (de maio a agosto e de setembro a dezembro) e dados em carga horária de 280 horas. Serão oferecidas 50 vagas por curso para cada município. 

Cursos de capacitação que serão ofertados

Os servidores poderão fazer os seguintes cursos: “Trilha cultura de inovação e tecnologia”, “Cinco elementos essenciais para a gestão de liderança na escola”, “Jornada da Integração: conhecendo as competências socioemocionais”, “Programa de formação por uma educação antirracista e Aprender Valor” (em parceria com o Banco Central), entre outros. As redes de ensino que desejam formalizar a participação deverão realizar o cadastro no site.

O evento teve a participação da subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros; da subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel; do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado (Undime), Osório Luís Figueiredo; do secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, e demais secretários e representantes dos municípios.