O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), na Baixada Fluminense, lançou uma campanha de apelo à população para que aumente as doações de sangue, após registrar uma queda significativa de 10% no número de doadores durante o mês de julho.
A redução nas doações é comum nesta época do ano, em função das férias e das temperaturas mais baixas, mas a necessidade de sangue continua alta. A expectativa do hospital é atrair mais doadores nas próximas semanas para garantir o abastecimento do banco de sangue.
A meta do HGNI é receber cerca de mil doadores mensais, o que permitiria a coleta de, no mínimo, 800 bolsas de sangue. Essa quantidade é crucial, já que aproximadamente 20% das doações acabam sendo descartadas devido a problemas de saúde dos voluntários ou outras complicações. O estoque de sangue é vital para a realização de emergências, cirurgias e tratamentos que demandam transfusões.
Banco de Sangue do HGNI oferece transporte gratuito para os doadores
O banco de sangue funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, e todos os tipos sanguíneos são necessários. Para facilitar o acesso, o hospital oferece um serviço de transporte gratuito para grupos de 4 a 15 pessoas que desejam doar sangue em conjunto. Interessados podem agendar o transporte pelo número (21) 99695-7470 com até três dias de antecedência, incluindo cidades vizinhas a Nova Iguaçu.
Os voluntários devem estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identificação com foto. Há restrições para quem consumiu álcool nas últimas 12 horas, teve sintomas de gripe recentemente, ou fez tatuagem, piercing ou procedimentos médicos como endoscopia. Para mais informações, acesse o site do hospital.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.