Região Serrana
Inauguração

Horto Municipal de Teresópolis inaugura primeira fase de revitalização

Espaço é transformado em parque urbano com foco em lazer, turismo e educação ambiental.

Compartilhe:
26 de dezembro de 2025
Sara Oliveira
Horto Municipal de Teresópolis inaugura primeira fase de revitalização
Novo centro educativo, pista de caminhada, jardim sensorial e a borboletário reforçam qualidade de vida na cidade. (Fotos: Lara Benevenuti, Jeferson Hermida e Jonathan Martins)

Teresópolis, na Região Serrana, inaugurou na última terça-feira (23) a primeira fase da revitalização do Horto Municipal Carlos Guinle. O projeto transforma a área em um parque urbano voltado ao lazer, ao turismo e à educação ambiental, ampliando a oferta de espaços públicos qualificados no município.

A iniciativa incluiu a construção de uma nova pista de caminhada em uma área que antes era utilizada para descarte de entulhos. O local foi totalmente recuperado e integrado a um plantio inicial de mais de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

A pista recebeu o nome de Rafael Marques de Andrade, em homenagem às pessoas com deficiência, e conta com mesas para piqueniques. A intervenção também tem como objetivo a recuperação da mata ciliar da região, que deverá receber, ao todo, cerca de 3 mil mudas.

O parque passou a contar ainda com o novo Centro Municipal de Educação Ambiental (CEA), preparado para receber estudantes, moradores e turistas. O espaço possui um miniauditório multimídia climatizado, com capacidade para 20 pessoas.

Horto Municipal recebeu a ampliação do Borboletário

Outra melhoria foi a ampliação do Borboletário Municipal, que dobrou a capacidade de visitantes e teve o horário de funcionamento estendido, passando a operar das 9h às 15h. Também foi implantado um Jardim Sensorial, voltado especialmente para pessoas neuroatípicas.

As obras fazem parte do programa “Teresópolis Sustentável”, que utiliza recursos provenientes de multas ambientais para investimentos na recuperação da natureza local, segundo a prefeitura. Com as melhorias, a expectativa é que o Horto Municipal, que recebia cerca de 300 visitantes nos fins de semana, dobre sua capacidade de atendimento.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */