Baixada Fluminense

Hospital Adão Pereira Nunes comemora três anos de municipalização

A municipalização do Hospital Adão Pereira Nunes completou três anos com números que destacam o avanço e a melhoria nos serviços oferecidos à população. Desde que passou a ser administrado pela Prefeitura de Duque de Caxias, a unidade hospitalar registrou mais de 500 mil atendimentos, consolidando-se como uma referência em urgência e emergência de média e alta complexidades na Baixada Fluminense.

O hospital, fundado em dezembro de 1998 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi incorporado à gestão municipal em 2020. Desde então, houve um aumento significativo no número de atendimentos, passando de uma média de 8 mil para 16 mil pessoas ao mês, representando um crescimento de 100%. Além disso, o volume de cirurgias também apresentou um salto considerável, de 700 para mais de 2.600 procedimentos mensais, um recorde histórico para a unidade.

Destaques do Hospital Adão Pereira Nunes

Entre os destaques estão os 9.094 partos realizados, 56.618 internações, 636.721 exames de imagem e 61.076 cirurgias. O hospital também é pioneiro na região em diversas especialidades, como clínica médica, ortopedia, neurocirurgia, cirurgias geral, vascular, pediátrica, plástica, bariátrica e obstétrica. No setor de sobrepeso e obesidade, cerca de 800 cirurgias bariátricas foram realizadas nos últimos dois anos.

As intervenções realizadas após a municipalização permitiram a ampliação e modernização das instalações do hospital. Atualmente, o HMAPN conta com um novo centro de imagens, aparelhos de alta tecnologia, um banco de leite reformado, enfermaria pediátrica com 48 leitos, além de clínicas cirúrgica e médica com dezenas de leitos cada.

A maternidade, com 41 leitos, se destaca como referência em partos de alto risco e recebeu o selo de morte zero do Ministério da Saúde em 2024. Os Centros de Terapia Intensiva neonatal, pediátrica e de adulto também foram ampliados, com a UTI Neonatal passando de 15 para 23 leitos e o CTI adulto aumentando de 32 para 63 leitos.

Outro ponto de orgulho é a atuação da CIHDOTT, que lidera o ranking nacional em captação de órgãos de pacientes com morte cerebral. “Nos últimos três anos, reformamos o hospital, aumentando em 40% o número de leitos e triplicando as cirurgias. Hoje, o HMAPN é a maior referência do Estado do Rio de Janeiro para vítimas de acidentes e traumas”, afirmou o dr. Thiago Resende, diretor geral do HMAPN.

O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes está localizado na Rodovia Washington Luiz, km 109, no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Festa de Sant’Anna celebra 285 anos de tradição em Búzios

A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, se prepara para celebrar uma…

19 horas atrás

Tarifa Zero é ampliada em Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo, Márcio Canella, inaugurou no último sábado (19) uma nova linha…

19 horas atrás

Witzel quer voltar e mira a corrida ao Palácio Guanabara

A pouco mais de um ano da realização das eleições de 2026, o cenário eleitoral…

21 horas atrás

O verdadeiro golpe

*Por Professor Hélvio Costa Existem muitas opiniões em relação ao evento ocorrido em 08 de…

21 horas atrás

Bolsonaro “pato novo”

*Por Paulo Marinho Existe uma frase, aliás duas, proferida pelo "velho Aurelio" meu pai, nascido…

1 dia atrás

Rio atrai turistas nas férias de julho

Com uma programação diversificada, que vai de festivais gastronômicos e musicais a experiências de contato…

2 dias atrás