Baixada Fluminense

Hospital Adão Pereira Nunes comemora três anos de municipalização

A municipalização do Hospital Adão Pereira Nunes completou três anos com números que destacam o avanço e a melhoria nos serviços oferecidos à população. Desde que passou a ser administrado pela Prefeitura de Duque de Caxias, a unidade hospitalar registrou mais de 500 mil atendimentos, consolidando-se como uma referência em urgência e emergência de média e alta complexidades na Baixada Fluminense.

O hospital, fundado em dezembro de 1998 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi incorporado à gestão municipal em 2020. Desde então, houve um aumento significativo no número de atendimentos, passando de uma média de 8 mil para 16 mil pessoas ao mês, representando um crescimento de 100%. Além disso, o volume de cirurgias também apresentou um salto considerável, de 700 para mais de 2.600 procedimentos mensais, um recorde histórico para a unidade.

Destaques do Hospital Adão Pereira Nunes

Entre os destaques estão os 9.094 partos realizados, 56.618 internações, 636.721 exames de imagem e 61.076 cirurgias. O hospital também é pioneiro na região em diversas especialidades, como clínica médica, ortopedia, neurocirurgia, cirurgias geral, vascular, pediátrica, plástica, bariátrica e obstétrica. No setor de sobrepeso e obesidade, cerca de 800 cirurgias bariátricas foram realizadas nos últimos dois anos.

As intervenções realizadas após a municipalização permitiram a ampliação e modernização das instalações do hospital. Atualmente, o HMAPN conta com um novo centro de imagens, aparelhos de alta tecnologia, um banco de leite reformado, enfermaria pediátrica com 48 leitos, além de clínicas cirúrgica e médica com dezenas de leitos cada.

A maternidade, com 41 leitos, se destaca como referência em partos de alto risco e recebeu o selo de morte zero do Ministério da Saúde em 2024. Os Centros de Terapia Intensiva neonatal, pediátrica e de adulto também foram ampliados, com a UTI Neonatal passando de 15 para 23 leitos e o CTI adulto aumentando de 32 para 63 leitos.

Outro ponto de orgulho é a atuação da CIHDOTT, que lidera o ranking nacional em captação de órgãos de pacientes com morte cerebral. “Nos últimos três anos, reformamos o hospital, aumentando em 40% o número de leitos e triplicando as cirurgias. Hoje, o HMAPN é a maior referência do Estado do Rio de Janeiro para vítimas de acidentes e traumas”, afirmou o dr. Thiago Resende, diretor geral do HMAPN.

O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes está localizado na Rodovia Washington Luiz, km 109, no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Feijoadas celebram São Jorge

Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…

2 dias atrás

Ação de Páscoa leva alegria a crianças internadas no Souza Aguiar

Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…

2 dias atrás

Estado do Rio poderá criar programa de turismo religioso

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…

2 dias atrás

Festa de São Jorge movimenta Nova Iguaçu com fé, cultura e tradição

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…

2 dias atrás

Glauber encerra a greve de fome

Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…

2 dias atrás

Secovi Rio se reúne com Senac RJ para alinhar evento sobre inovação no mercado imobiliário

Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…

3 dias atrás