A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o início das obras no Hospital Cardoso Fontes para o dia 1º de fevereiro. A unidade, localizada em Jacarepaguá, na Zona Oeste da Capital, foi municipalizada em 17 de dezembro de 2024 e será alvo de um amplo projeto de reestruturação. A previsão é que o hospital recupere sua plena funcionalidade ao longo do próximo ano, com a reabertura da emergência já marcada para o dia 1º de março.
Durante visita à unidade, o prefeito em exercício, Eduardo Cavaliere, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, detalhou o cronograma das intervenções. “Queremos reabrir a emergência em março, mesmo que ainda sem condições ideais, para oferecer um atendimento melhor à população. Até o início de 2026, teremos o hospital completamente reformado, com leitos e ambulatórios climatizados”, afirmou Cavaliere.
Hospital Cardoso Fontes terá o dobro de leitos
A reestruturação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prevê a ampliação de 250 leitos, dobrando a capacidade de atendimentos ambulatoriais e procedimentos anuais, de 84 mil para 160 mil. Além disso, as reformas incluem a modernização dos CTIs, melhoria de acessos, reforma da cozinha e manutenção de equipamentos como tomógrafos.
O secretário Daniel Soranz destacou que os hospitais federais representam cerca de 30% dos leitos disponíveis na cidade, sendo o Cardoso Fontes um dos principais. “Estamos contratando 650 novos profissionais para atuar aqui até março. Nosso objetivo é manter todas as especialidades e dobrar os procedimentos realizados”, explicou.
O Hospital Cardoso Fontes oferece uma ampla gama de especialidades médicas e cirúrgicas, como oncologia, hematologia, cardiologia, anestesiologia e cirurgia geral, além de serviços de apoio como fisioterapia, psicologia e nutrição. A unidade também disponibiliza diagnóstico por imagem, hemodiálise, cuidados paliativos e outros serviços essenciais para a população.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.