Região Serrana
Saúde

Hospital de Petrópolis recebe aparelhos de ultrassom portáteis

De acordo com a prefeitura de Petrópolis, o equipamento também pode distinguir cistos cheios de líquido e tumores sólidos

Compartilhe:
17 de janeiro de 2024
Vinicius
Hospital de Petrópolis recebe aparelhos de ultrassom portáteis
Equipamento em Petrópolis pode ser levado até os leitos. Foto: Pixabay

O município de Petrópolis, na Região Serrana, recebeu dois novos aparelhos portáteis de ultrassom para serem utilizados no Hospital Alcides Carneiro (HAC). O equipamento, que utiliza tecnologia de ponta e oferece diagnósticos mais precisos, é considerado uma importante ferramenta para mostrar imagens de tecidos moles, que não aparecem de forma adequada numa radiografia e será utilizado no Centro Cirúrgico, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto e na UTI Neonatal do HAC.

O prefeito da cidade, Rubens Bomtempo, comentou que os investimentos realizados nos equipamentos ajuda a modernizar o hospital. “Temos conseguido renovar os equipamentos que se encontravam, em sua maioria, bastante deteriorados ou obsoletos, além de entregar outros, como sets de vídeo cirúrgicos, mesas de cirurgia vascular, eletrocardiógrafos, monitores multiparamétricos, ventiladores pulmonares, bisturis eletrônicos, aparelhos de urodinâmica, entre outros que chegaram para alavancar a qualidade dos serviços realizados no HAC”, afirmou.

Melhor diagnóstico em Petrópolis

De acordo com a prefeitura, o equipamento também pode distinguir cistos cheios de líquido e tumores sólidos, porque eles produzem diferentes padrões de frequência, que serve para diagnosticar uma variedade de condições cardíacas, a hidratação do paciente e auxiliar nas funções venosas, atendendo necessidades de cardiologia, clínica geral, ginecologia, obstetrícia e radiologia geral.

“Estes novos ultrassons portáteis oferecem mais rapidez e qualidade na resolução das imagens, além de proporcionar um fluxo de trabalho eficiente com uma tela de toque personalizável, facilitando o trabalho dos profissionais e permitindo um maior conforto aos pacientes”, explicou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

O diretor-presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro, Ricardo Patuléa, disse que, por serem portáteis, os equipamentos podem ser deslocados até os leitos.

“O tempo de duração da bateria é de 8 horas, permitindo o uso em qualquer ambiente clínico móvel, por meio de carro de transporte. As funções avançadas e as ferramentas de análise serão incorporadas à rotina diária do Centro Cirúrgico, da UTI Adulto e da UTI Neonatal do HAC”, completou ele.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.