Baixada Fluminense
Mais saúde

Hospital do Coração de Duque de Caxias atenderá pelo SER

Unidade será referência em alta complexidade cardiovascular na Baixada Fluminense.

Compartilhe:
27 de setembro de 2024
Sara Oliveira
Hospital do Coração de Duque de Caxias atenderá pelo SER
A unidade deverá se tornar um centro de referência em alta complexidade cardiovascular. (Foto: Divulgação)

O Hospital Municipal do Coração São José, o primeiro hospital público de cardiologia da Baixada Fluminense, foi inaugurado no último dia 21 de setembro. A nova unidade de saúde, localizada na Rua Nobre de Lacerda, Vila Flávia, no primeiro distrito de Duque de Caxias, está preparada para oferecer atendimento especializado e de alta complexidade em cardiologia.

Entre os procedimentos que serão realizados no hospital estão cirurgias de revascularização do miocárdio (ponte de safena), cateterismos com implantação de stent, colocação de marcapasso, além de outras cirurgias e intervenções cardíacas.

O Hospital do Coração contará com 123 leitos, divididos entre CTI, enfermaria, salas de pré e pós-procedimentos, oferecendo atendimento 24 horas. Uma das principais novidades é que a unidade fará parte do Sistema Estadual de Regulação (SER), o que significa que os pacientes serão direcionados por este sistema para receber atendimento, com o objetivo de ajudar a zerar a fila de espera de pacientes com doenças cardíacas crônicas nos municípios da Baixada Fluminense.

Expectativa é que o Hospital do Coração seja um centro de referência para a região

Com o apoio do governo estadual, a expectativa é que o Hospital do Coração se torne um centro de referência em alta complexidade cardiovascular, atendendo uma demanda significativa da região. A unidade conta com equipamentos modernos, como aparelhos de hemodinâmica, tomografia computadorizada e ecocardiograma, o que permitirá a realização de procedimentos avançados, como angioplastias e cirurgias cardíacas. A previsão inicial é de que o hospital realize até 60 cateterismos por dia, com uma capacidade anual de até 22 mil cirurgias cardíacas.

O prédio onde o hospital está instalado tem uma história significativa. Durante a pandemia de Covid-19, o antigo Hospital São José foi adquirido pela Prefeitura de Duque de Caxias e convertido em uma unidade de tratamento intensivo para pacientes com coronavírus. Após salvar inúmeras vidas, o hospital passou por uma reforma completa e a construção de um novo bloco anexo, interligado por uma passarela, o que ampliou a capacidade da unidade e modernizou suas instalações.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.