Hospital Estadual Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, completa dois anos e recebe certificado

O Hospital Estadual Ricardo Cruz (Herc), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, completou dois anos de funcionamento na última segunda-feira, 03. Neste período, a unidade, que foi construída para receber pacientes infectados pela Covid-19, já atendeu mais de 5 mil pessoas. 

Para marcar a data, o Herc realizou palestra sobre segurança do paciente, atividades lúdicas para crianças internadas na pediatria com personagens de desenho animado e sessão de caricatura. Outra novidade anunciada, dentro do mês de abril, é a inauguração de 20 novos leitos de CTI para crianças.

O Hospital Estadual Ricardo Cruz conta com 300 leitos ativos, sendo 100 de UTI adulto, 150 de enfermaria adulto, 20 de UTI pediátrica e 30 leitos de enfermaria pediátrica. Os pacientes são encaminhados pela Central Estadual de Regulação (CER) para assistência de média e alta complexidade nas especialidades de nefrologista, neurologista, cirurgia geral, cirurgia vascular, infectologia. A unidade conta também com laboratório de análises clínicas e centro de imagem.

“Queria agradecer e parabenizar a equipe do Hospital Ricardo Cruz pela dedicação e pela qualidade do atendimento oferecido à população do estado do Rio de Janeiro. Nestes dois anos, o trabalho de vocês vem fazendo diferença na vida de muita gente e, com esta ampliação, mais vidas serão impactadas”, disse Dr. Luizinho.

Hospital Estadual Ricardo Cruz recebe certificado de qualidade

Ainda dentro da celebração de aniversário, o Hospital Estadual Ricardo Cruz recebeu da Secretaria de Estado de Saúde (SES) o Certificado de Compromisso com a Qualidade e Segurança do Paciente, emitido pelo Programa de Excelência em Gestão da Secretaria. Foi a primeira unidade de saúde do estado a ganhar uma certificação nesta categoria. Hoje, o hospital tem papel estratégico com leitos de retaguarda para os 92 municípios de todo o estado, com atendimento prioritário em cardiologia, neurologia e pacientes renais crônicos.

A subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Cláudia Mello, destacou as ações da SES em prol da segurança do paciente na rede.

“O mundo mudou com várias transformações, como a robótica e a internet. Em contrapartida, qualificamos nossos profissionais para ampliar as barreiras de proteção de redução aos danos, doença, lesão, sofrimento e morte. Dentro desse contexto, o estado do Rio de Janeiro foi pioneiro ao lançar, em 2015, o primeiro Comitê de Segurança do Paciente do país e, dois anos depois, editamos o Plano Estadual. Tudo isso para construir um ambiente seguro para o paciente”, ressaltou Cláudia Mello.

O diretor-geral do Hospital Estadual Ricardo Cruz, Caio Souza, frisou a importância da unidade para desafogar os demais hospitais do estado, além do atendimento integral ao paciente com ênfase na humanização.

“Atendemos pacientes de todas as regiões do estado. Esse é o nosso perfil. Contudo, nosso foco é na humanização da assistência, reabilitação e cuidado integral do paciente “, frisou o diretor.

Personagens do desenho animado “Mundo Bita” visitaram as crianças nas enfermarias pediátricas e proporcionaram momentos de descontração de alegria para os pequenos em tratamento. O caricaturista Riso Costa mostrou seu talento ao retratar funcionários no refeitório da unidade.

Posts Recentes

Deputados querem contratação de mão de obra local em obras do Estado

Os membros da CPI da Transparência, da Alerj, vão assinar conjuntamente um projeto de lei…

24 minutos atrás

Seropédica ganha Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros na Dutra

O primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros no Rio de Janeiro será…

1 hora atrás

Pesquisa analisa uso do transporte por aplicativo em Campos

A rapidez e a falta de transporte público em rotas são os principais motivos que…

2 horas atrás

Espetáculo “Rua das Cabeças” no Museu Histórico de Campos

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, apresenta nesta quinta (19) e…

3 horas atrás

Mural do Clima desperta consciência sobre mudanças climáticas

A Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama) e a BR Solar realizam…

21 horas atrás

UFF e Porto do Açu assinam termo de cooperação técnica

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Porto do Açu, no Norte Fluminense, assinaram um…

21 horas atrás