O Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, localizado em Volta Redonda, no Sul Fluminense, foi recentemente premiado com o Selo de Segurança do Paciente, um reconhecimento que valoriza as boas práticas adotadas pela instituição na prevenção e resposta a incidentes e eventos adversos.
Este selo é uma importante certificação que reflete o compromisso do hospital em garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes, sendo concedido apenas às instituições que se destacam na notificação, classificação, investigação e tratamento de eventos adversos, utilizando a ferramenta Epimed Segurança do Paciente.
O prêmio foi concedido a sete hospitais estaduais, incluindo o Hospital Regional do Médio Paraíba. Entre os outros premiados estão o Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói; o Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu; o Hospital Estadual Prefeito João Batista Cáffaro, em Itaboraí; o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama; o Instituto Estadual do Cérebro, na capital; e a UPA do Colubandê, em São Gonçalo.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, a premiação dos hospitais estaduais do Rio de Janeiro é um reflexo direto do comprometimento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com a segurança dos pacientes. “Isso mostra o compromisso da Secretaria com a segurança e o bem-estar dos pacientes. É uma questão pessoal para mim, vindo da Vigilância Sanitária”, disse Cláudia Mello, destacando a importância da segurança do paciente como prioridade na gestão da saúde pública.
O subsecretário de Atenção à Saúde da SES, Caio Souza, explicou que, em todo o país, 450 instituições foram avaliadas para a concessão do Selo de Segurança do Paciente. Destas, apenas 37% (170) receberam a certificação, sendo 28 delas públicas. No estado do Rio de Janeiro, 36 instituições foram contempladas com o selo. “O Selo de Segurança do Paciente mostra que as unidades atenderam aos critérios de detecção e investigação de incidentes dentro dos prazos estabelecidos”, destacou Caio Souza, reforçando a importância do reconhecimento para as instituições públicas de saúde.
O Selo de Segurança do Paciente é concedido em parceria entre o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) e a empresa Epimed Solutions, e avalia a implementação de práticas de segurança hospitalar em instituições de saúde. A conquista do selo pelo Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann destaca a importância da segurança do paciente na gestão da saúde pública na região.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…