Saúde

Hospital São João Batista, em Volta Redonda, realiza captação de órgãos

Na última quinta-feira (9), o Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, no Sul Fluminense, realizou a primeira captação de órgãos de 2025. A doação foi feita pela família de uma mulher de 43 anos, cuja morte encefálica foi confirmada após dias de internação. Este gesto generoso vai beneficiar seis pessoas que aguardam na fila única de transplantes do estado do Rio de Janeiro: dois pacientes receberão os rins, dois as córneas e outros dois as escleras.

A equipe da CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do Hospital São João Batista, composta por profissionais multidisciplinares, desempenhou um papel fundamental na orientação e apoio à família durante esse momento difícil. A enfermeira Rebecca Silva Anjo Moreira destacou a importância desse ato altruísta, que oferece uma nova chance de vida para os pacientes que aguardam por um transplante.

Hospital São João Batista segue protocolo rigoroso

A coordenação da CIHDOTT seguiu um protocolo rigoroso que inclui três etapas essenciais: identificação do paciente com possível morte encefálica, confirmação do diagnóstico através de exames clínicos e complementares, e uma entrevista com os familiares para conscientização sobre a doação. Este trabalho tem sido crucial para o aumento de captações no hospital. Em 2024, o HSJB realizou seis doações, resultando em 10 rins, 12 córneas e quatro fígados doados.

A enfermeira Daniela da Silva, coordenadora do Banco de Tecido Ocular do HSJB, ressaltou que um único doador pode beneficiar até oito pessoas. Em 2024, a unidade captou 226 globos oculares e liberou 113 córneas para transplantes, atendendo 34 municípios da região.

A decisão de doar órgãos deve ser comunicada à família, pois somente eles podem autorizar a doação após o falecimento. Nenhum documento deixado em vida tem valor legal para garantir a doação, reforçando a importância de expressar claramente esse desejo aos familiares.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Porto Maravilha ganha hub de tecnologia e inovação

Criado para se tornar um ponto de encontro para empresas de tecnologia e profissionais da…

3 horas atrás

Arte nas escolas em Niterói e Manguinhos

Nos corredores e pátios do Colégio Pedro II, em Niterói, e do Colégio Estadual Clóvis…

4 horas atrás

Obras do Metrô da Gávea avançam após dez anos de paralisação

Após dez anos de paralisação, as obras do Metrô da Gávea, na Zona Sul da…

4 horas atrás

Justiça 4 x 1 Luiz Fux

*Por Paulo Marinho Estarrecido, o mundo jurídico acompanhou - sem aparte - o voto de…

5 horas atrás

Japeri recebe espetáculo sobre memórias e resistência

O Grupo Código, referência cultural de Japeri,na Baixada Fluminense, comemora duas décadas de trajetória com…

2 dias atrás

ABA/RJ estreia congresso na Sta. Úrsula

A Associação Brasileira dos Advogados, através da presidente da Comissão Previdenciária Estadual, a advogada Juliana…

3 dias atrás