Capital
Turismo

HotéisRIO apresenta demandas a secretários municipais do Rio de Janeiro

Encontro discutiu segurança, ordem pública e manutenção de equipamentos públicos.

Compartilhe:
13 de março de 2025
Sara Oliveira
HotéisRIO apresenta demandas a secretários municipais do Rio de Janeiro
Hoteleiros discutem melhorias na ordem urbana com secretários municipais. (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (11), ocorreu o almoço mensal dos gerentes gerais dos hotéis cinco estrelas cariocas, promovido pelo HotéisRIO no Hotel Nacional. O evento contou com a participação de secretários municipais do Rio de Janeiro, que receberam diversas demandas do setor hoteleiro relacionadas a segurança, ordem pública e recuperação de equipamentos públicos.

O subprefeito da Zona Sul, Bernardo Rubião, destacou as ações de ordenamento público no corredor turístico da cidade. Segundo ele, a abordagem aos moradores de rua passou a ser tratada como uma questão de saúde pública, por meio de um projeto de reinserção social que utiliza novos abrigos criados pela Prefeitura. “Só em 2024, três mil pessoas foram impactadas por essa ação”, afirmou Rubião. Além disso, o ordenamento das praias foi um dos temas abordados, com previsão de reunião com o secretário de Ordem Pública para discutir soluções.

Diego Vaz, representante da Seconserva (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Rio), apresentou as iniciativas da Prefeitura voltadas à manutenção dos espaços públicos. Entre as ações mencionadas, destacam-se a limpeza de bueiros, a instalação de rampas de acessibilidade e a manutenção de chafarizes. Vaz também mencionou um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Vereadores para a criação de uma força especializada dentro da Guarda Municipal, que contará com uma seleção rigorosa e capacitação específica para atuação armada.

HotéisRIO destaca a importância da segurança

A questão da segurança também foi enfatizada pelo presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, que reiterou o apoio da entidade à criação da nova força especializada. “Esse é um tema importantíssimo para nossa cidade e nosso setor apoia totalmente o enfrentamento deste problema. Afinal, não existe destino turístico no mundo que se sustente sem segurança”, afirmou Lopes. Ele também reivindicou ações para poda de árvores na Zona Sul e na Barra da Tijuca.

Durante o evento, a assessora da Secretaria de Coordenação Governamental, Ana Ribeiro, anunciou um programa voltado à vacinação dos colaboradores da rede hoteleira. Além disso, ressaltou o apoio da secretaria na interlocução com a SMTR para ajustes no programa JAÉ, que impacta diretamente o setor.

O encontro reforçou a importância da parceria entre o setor hoteleiro e o poder público para garantir melhorias na infraestrutura urbana e na segurança da cidade, elementos essenciais para o fortalecimento do turismo no Rio de Janeiro.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */