Região dos Lagos
Qualificação

IFRJ de Arraial do Cabo abre vagas em curso gratuito para mulheres

Programa Mulheres Mil oferece 20 vagas para capacitação voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Compartilhe:
18 de agosto de 2025
Sara Oliveira
IFRJ de Arraial do Cabo abre vagas em curso gratuito para mulheres
IFRJ abre inscrições para o Programa Mulheres Mil, com 20 vagas voltadas a mulheres em vulnerabilidade social. (Foto: Divulgação)

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, está com inscrições abertas para o Programa Mulheres Mil, que disponibiliza 20 vagas no curso gratuito de Assistente em Secretaria Escolar.

A capacitação é destinada a mulheres a partir de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, e que preferencialmente estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). É exigido que as candidatas tenham concluído o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano).

Segundo o IFRJ, o projeto tem como objetivo promover inclusão social e autonomia feminina por meio da qualificação profissional, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

Durante a formação, as alunas aprenderão a desempenhar as principais funções de uma secretaria escolar, como organização de documentos, trâmites administrativos, emissão de certificados, além de desenvolver habilidades de comunicação e atendimento.

Inscrições podem ser feitas online ou diretamente no IFRJ de Arraial do Cabo

As inscrições ficam abertas até 20 de agosto e podem ser realizadas de duas formas: presencialmente no Campus Arraial do Cabo (Rua José Pinto de Macedo, s/nº – Prainha) ou online, por meio do formulário disponível no site do IFRJ.

No ato da inscrição, as candidatas devem apresentar: Documento de identificação com foto; CPF; Comprovante de residência atualizado ou autodeclaração; Comprovante de inscrição no CadÚnico (cartão do Bolsa Família ou número do NIS); Autodeclaração de cor/etnia (para candidatas negras – pretas ou pardas – e indígenas); Laudo médico ou documentação comprobatória (para candidatas com deficiência).

As aulas presenciais terão início em 2 de setembro e serão ministradas às segundas, terças e sextas-feiras, das 8h às 12h. O edital completo e outras informações estão disponíveis no site do IFRJ ou pelo e-mail mulheresmil@ifrj.edu.br.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */