Variedades

Impulsiona RJ abre 1.050 vagas de capacitação profissional

O projeto Impulsiona RJ, iniciativa conjunta do Senac RJ e do Sebrae Rio, está com pré-inscrições abertas, até o dia 31 de julho, para cursos gratuitos de capacitação profissional. Em sua terceira edição, o projeto é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado do Rio de Janeiro. Os cursos serão oferecidos nas comunidades de Manguinhos/Complexo do Alemão, Campos Elíseos e Cidade de Deus.

No segundo semestre deste ano, estão disponíveis 650 vagas para cursos nas áreas de gastronomia, gestão, jardinagem, costura, beleza e arranjos florais, com atividades previstas para o período de agosto a novembro de 2024. Além dessas, mais 400 vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2025.

Os interessados podem se cadastrar até o dia 31 de julho, de forma presencial, no núcleo mais próximo de sua residência. Os locais de inscrição são: Agência Social de Talentos (Rua Dona Isabel 106 – Bonsucesso), Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (Rua Edgard Werneck, 846 – Cidade de Deus) e Lar Fabiano de Cristo – Casa de Mãe Marocas (Rua Pedro Toledo, 792 – Campos Elíseos – Duque de Caxias). O atendimento ocorre das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos e ensino fundamental 1 completo. O processo seletivo inclui uma entrevista de perfil socioeconômico durante a pré-inscrição, com o resultado sendo divulgado a partir do dia 12 de agosto. Os selecionados serão contatados para agendar a entrega dos documentos e preencher a ficha de inscrição. Todos os participantes selecionados receberão ticket refeição, auxílio transporte, kit aluno e material para as aulas.

Objetivo do Impulsiona RJ é a inclusão produtiva

O Impulsiona RJ tem como objetivo contribuir para a superação da pobreza por meio da inclusão produtiva, promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e regiões do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo de 18 meses, o projeto pretende beneficiar mais de 1000 famílias, oferecendo formação profissional voltada para empregabilidade e geração de renda através do empreendedorismo nos setores de comércio de Bens, Serviços e Turismo.

A iniciativa foca nas vocações regionais, mobiliza as comunidades e contribui para o desenvolvimento local. O público-alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas registradas no Cadastro Único do Governo Federal. Além dos cursos, o programa ainda oferece ações de cidadania, reforçando o compromisso com a inclusão social e econômica.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Festival de Verão até o fim do mês

O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…

1 dia atrás

Botão do pânico reforça segurança em ônibus municipais de Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…

1 dia atrás

Entre dois mundos: até onde vai o equilíbrio de Eduardo Paes?

*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…

1 dia atrás

Está posta a guerra de versões!

Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…

1 dia atrás

Enel Rio abre vagas para curso gratuito de eletricistas no RJ

A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…

1 dia atrás

Onco Baixada tem a primeira paciente atendida

A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…

1 dia atrás