Iniciativa, do Senac RJ e Sebrae Rio, beneficia famílias em situação de vulnerabilidade e visa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de comunidades e regiões (Foto de banco de imagem)
O projeto Impulsiona RJ, iniciativa conjunta do Senac RJ e do Sebrae Rio, está com pré-inscrições abertas, até o dia 31 de julho, para cursos gratuitos de capacitação profissional. Em sua terceira edição, o projeto é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado do Rio de Janeiro. Os cursos serão oferecidos nas comunidades de Manguinhos/Complexo do Alemão, Campos Elíseos e Cidade de Deus.
No segundo semestre deste ano, estão disponíveis 650 vagas para cursos nas áreas de gastronomia, gestão, jardinagem, costura, beleza e arranjos florais, com atividades previstas para o período de agosto a novembro de 2024. Além dessas, mais 400 vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2025.
Os interessados podem se cadastrar até o dia 31 de julho, de forma presencial, no núcleo mais próximo de sua residência. Os locais de inscrição são: Agência Social de Talentos (Rua Dona Isabel 106 – Bonsucesso), Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (Rua Edgard Werneck, 846 – Cidade de Deus) e Lar Fabiano de Cristo – Casa de Mãe Marocas (Rua Pedro Toledo, 792 – Campos Elíseos – Duque de Caxias). O atendimento ocorre das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos e ensino fundamental 1 completo. O processo seletivo inclui uma entrevista de perfil socioeconômico durante a pré-inscrição, com o resultado sendo divulgado a partir do dia 12 de agosto. Os selecionados serão contatados para agendar a entrega dos documentos e preencher a ficha de inscrição. Todos os participantes selecionados receberão ticket refeição, auxílio transporte, kit aluno e material para as aulas.
O Impulsiona RJ tem como objetivo contribuir para a superação da pobreza por meio da inclusão produtiva, promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e regiões do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo de 18 meses, o projeto pretende beneficiar mais de 1000 famílias, oferecendo formação profissional voltada para empregabilidade e geração de renda através do empreendedorismo nos setores de comércio de Bens, Serviços e Turismo.
A iniciativa foca nas vocações regionais, mobiliza as comunidades e contribui para o desenvolvimento local. O público-alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas registradas no Cadastro Único do Governo Federal. Além dos cursos, o programa ainda oferece ações de cidadania, reforçando o compromisso com a inclusão social e econômica.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Com uma programação diversificada, que vai de festivais gastronômicos e musicais a experiências de contato…
A Prefeitura de Quatis, no Sul Fluminense, divulgou nesta semana um alerta à população sobre…
Centenas de fiéis participaram, na tarde da última quinta-feira (17), da Santa Missa em ação…
A Inklua, empresa de consultoria dedicada à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de…
O Festival AgroSerra - da Roça ao Prato é realizado anualmente em Secretário, que faz…
Por Nelson Lopes A família Bolsonaro, finalmente, se posicionou de maneira mais enfática em relação…