Após uma década de espera, Nilópolis ganha nova unidade de saúde em parceria entre Governo Federal, Estadual e Municipal. (Foto: Divulgação/PMN)
A população de Nilópolis, na Baixada Fluminense, comemorou nesta quarta-feira (21) não apenas os 77 anos de fundação do município, mas também a realização de um sonho esperado por quase uma década: a inauguração do Hospital Municipal e Maternidade Juscelino Kubitschek (HMJK).
Localizado na Rua Zezinho, no Centro da cidade, o hospital volta a ser a maior referência em saúde na Baixada Fluminense, após anos de espera e esforços conjuntos entre o Governo Federal, representado pela Caixa Econômica Federal (CEF), Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Nilópolis.
A inauguração contou com a presença do governador Cláudio Castro, que realizou o descerramento da placa comemorativa ao lado da vice-prefeita, professora Flávia, do secretário municipal de Saúde, André Esteves, além de outras autoridades municipais e regionais.
“A inauguração do Hospital Juscelino é um sonho de quase dez anos dos nilopolitanos”, destacou o prefeito Abraãozinho, que vê na nova unidade um marco importante para a saúde da cidade. O prefeito também mencionou outras entregas previstas para este ano, como a Policlínica da Mulher e o Centro de Imagens.
O HMJK é uma unidade de saúde de grande porte, distribuída em cinco andares, com capacidade para 102 leitos e equipada para oferecer atendimento em diversas especialidades, incluindo pediatria, obstetrícia e maternidade. A estrutura conta ainda com um Centro Cirúrgico e Obstétrico, Centro de Parto Normal, berçário, Clínica Cirúrgica, Clínica Geral, além de Quartos de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto.
O secretário de Saúde, André Esteves, ressaltou a equipe de plantão, composta por três obstetras, três clínicos gerais, dois pediatras e um ortopedista, além de suporte para casos de fraturas e lesões.
Além dos serviços médicos, o hospital contará com setores de Raio-X, Farmácia, Laboratório e Central de Material de Esterilização, oferecendo também áreas de descanso para a equipe médica e administrativa, refeitório, e outras instalações necessárias para o pleno funcionamento da unidade. A enfermaria de clínica médica, por exemplo, disponibilizará 27 leitos, com espaços específicos para o preparo de medicamentos e atividades de enfermagem.
A inauguração do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek representa um marco significativo na história de Nilópolis, proporcionando um serviço de saúde essencial à população e reafirmando o compromisso da administração pública com o bem-estar dos cidadãos.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…
*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…
Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…
A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…
A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…