Meio Ambiente

Inea abre consultas para reservas ambientais na Região Serrana

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou consultas públicas para criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) em Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana. Essas consultas permitem que a população envie suas manifestações e opiniões sobre as propostas de criação das reservas até as datas limites estipuladas.

A primeira proposta é para a criação da RPPN Remanso do Rocio, localizada no bairro Fazenda Inglesa, em Petrópolis. A área de 2,05 hectares está conectada à Reserva Biológica Estadual de Araras e é composta por Mata Atlântica que abriga uma rica biodiversidade, contribuindo para a preservação dos serviços ecossistêmicos da região. As manifestações sobre esta proposta podem ser enviadas por e-mail até segunda-feira, 6 de janeiro de 2025, para o endereço inea.rppn@gmail.com.

A segunda consulta pública é para a criação da RPPN Itororó, em Nova Friburgo. Esta reserva, com 10,89 hectares de Mata Atlântica, abriga uma densa diversidade biológica, incluindo espécies ameaçadas como o samambaiaçu (Dicksonia sellowiana) e a palmeira-jussara (Euterpe edulis). Registros de fauna local incluem espécies como irara, paca, ouriço-cacheiro, teiú e caxinguelê. As contribuições podem ser enviadas até o dia 11 de janeiro de 2025, também para inea.rppn@gmail.com.

Importância das RPPNs coordenadas pelo INEA

As RPPNs são reservas ambientais reconhecidas pelo poder público em propriedades privadas, a partir de iniciativas voluntárias de seus proprietários. Uma vez estabelecidas, essas reservas são averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis (RGI) e passam a ser unidades de conservação de proteção integral, com atividades restritas a educação ambiental, turismo e pesquisa científica, conforme o decreto estadual nº 40.909/2007.

O Programa Estadual de Apoio às RPPNs, coordenado pelo Inea, oferece suporte técnico e orientações para a criação e implementação dessas reservas, incluindo a elaboração de planos de manejo, apoio no georreferenciamento e inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O objetivo é garantir a conservação permanente das áreas e o suporte à biodiversidade local.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Prefeitura de São João de Meriti oferece desconto no IPTU

Os contribuintes de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, já podem acessar os novos…

8 minutos atrás

Contribuintes da capital têm até 7/2 para pagar cota única

A Prefeitura da capital fluminense publicou no Diário Oficial do último dia (27) o cronograma…

2 horas atrás

Niterói inicia programa Calçada Livre

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) de Niterói, no Leste Fluminense, iniciou na sexta-feira (3)…

3 horas atrás

Carnaval: Riotur inicia credenciamento de vendedores autônomos

A Riotur iniciou na segunda-feira (6) a primeira etapa do credenciamento para que vendedores autônomos…

3 horas atrás

O crepúsculo de todos nós

*Por Professor Hélvio Costa Em minha primeira coluna de 2025, pergunto aos leitores: - Quanto…

20 horas atrás

Búzios recebe 24 transatlânticos em janeiro

A cidade de Búzios, na Região dos Lagos, se prepara para um janeiro repleto de…

23 horas atrás