Política
Indústria

Inovação é tema de debate entre instituições suíças e industriais fluminenses na Casa Firjan

Durante o encontro, setores discutiram como estimular a produção de conhecimento para gerar inovação no ambiente da indústria.

Compartilhe:
20 de janeiro de 2023
Inovação é tema de debate entre instituições suíças e industriais fluminenses na Casa Firjan
O tema em pauta foi a alta produção de conhecimento para o estabelecimento de um ambiente propício à inovação.

Inovação. Essa foi a pauta de um encontro entre entidades suíças e representantes da indústria fluminense nesta semana na Casa Firjan, na capital fluminense. A alta produção de conhecimento para o estabelecimento de um ambiente propício ao tema foi debatido.

Participaram do encontro a Grande Genebra Berna (GGBa), agência de promoção de investimentos para a Suíça Ocidental; a Swissnex, rede global suíça que conecta pessoas e instituições em educação, pesquisa e inovação; além dos Institutos SENAI (Química Verde; Inspeção e Integridade; Sistemas Virtuais de Produção) e do Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional, da Firjan.

O encontro também contou com a participação do cônsul-geral da Suíça no Rio de Janeiro, Bernhard Furger, e de pesquisadores de universidades.

“Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil devido à Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2025, e ao desenvolvimento sustentável. É tempo de pensar que juntos podemos expandir a qualidade da indústria fluminense com grandes ambições”, afirmou Thomas Bonn, diretor executivo da GGBa.

Ambiente de inovação

Gerente geral de negócios da Firjan, Carlos Magno destacou a importância de melhorar cada vez mais o ambiente de renovação na indústria do estado do Rio de Janeiro.

“Hoje, para contribuir diretamente para a competitividade de nossas empresas associadas, ofertamos educação profissionalizante e projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D,I) com impacto direto no ambiente de negócios e melhorias nos processos produtivos. O SENAI possui a maior rede privada de institutos de tecnologia e inovação da América Latina”, ressaltou.

O presidente do Sindicato da Indústria de Alimentação e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan), Henrique Balbino Seita, afirmou ser imprescindível estimular a prática da renovação e modernidade no setor da indústria. “Temos 2.784 associados espalhados em 12 municípios. Essa troca de informação é fundamental,” ressaltou.