Capital
Qualificação

Inscrições para cursos profissionalizantes do setor industrial no Rio

Para realizar a inscrição, basta se dirigir a uma das unidades da Central do Trabalhador espalhadas pela cidade do Rio.

Compartilhe:
26 de junho de 2024
Sara Oliveira
Inscrições para cursos profissionalizantes do setor industrial no Rio
Prefeitura do Rio abre vagas para 23 cursos profissionalizantes do setor industrial (Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), em parceria com a Firjan/Senai, abriu inscrições para 500 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos. Interessados podem se inscrever nas unidades da Central do Trabalhador da cidade, apresentando documento oficial com foto, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Em julho, começarão as aulas dos cursos profissionalizantes em áreas que são valorizadas no mercado, como programador Back-End (cujas mensalidades chegam a custar mais de mil reais em escolas privadas) e para editor de vídeo (que será oferecido com carga de 200 horas). Estes e os outros cursos serão oferecidos em diversas unidades da Firjan/Senai espalhadas por toda a cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite. Tudo de graça.

Há capacitações para os chamados empregos verdes, como, por exemplo, para instaladores de sistemas fotovoltaicos, que será dada na Firjan/Senai Tijuca. E também são oferecidos cursos para segmentos tradicionais da indústria, como o de soldador de aço carbono (no Senai de Santa Cruz), e para profissões em ascensão na indústria criativa, como o de desenvolvedor de conteúdos para YouTube (Senai/Jacarepaguá).

“Nosso objetivo com a parceria com a Firjan/Senai é promover a capacitação da mão de obra para a indústria de transformação e para a construção civil, vetores fundamentais do desenvolvimento da cidade, mas também para a indústria criativa, que não polui e gera empregos verdes. O Rio, além da onda de empreendimentos imobiliários, verá as construções das novas arenas do Vasco e Flamengo nos próximos anos, que vão gerar milhares de empregos na construção civil”, lembra o secretário de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes.

80 vagas dos cursos profissionalizantes são para população em situação de rua

Além das 500 vagas que serão abertas, outras 80 estarão destinadas aos beneficiários do Seguir em Frente, programa da Prefeitura do Rio de assistência à população em situação de rua.

Os sete postos da Central do Trabalhador ficam localizados nos seguintes endereços: Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, no CIAD); Campo Grande (Rua Coxilha, s/nº); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080); Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400, salas 248 e 268, em novo endereço); Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58) e Tijuca (Rua Camaragibe, 25). Os postos funcionam das 8h às 16h.