Capital

IRELGOV lança agenda de debates sobre o futuro do Rio de Janeiro

O Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV) lançou, na semana passada, uma nova agenda de debates voltada aos grandes temas que devem moldar o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro. O primeiro encontro, intitulado “O futuro da energia em debate no Rio de Janeiro”, reuniu, em Ipanema, especialistas, executivos e pesquisadores para discutir os rumos do setor energético e suas implicações econômicas, ambientais e tecnológicas.

A proposta, idealizada pelo diretor regional do IRELGOV no estado, Gilvan Bueno, busca aproximar o setor produtivo, o poder público e a sociedade civil em torno de pautas estruturantes. “O Rio de Janeiro tem papel central na transição energética e precisa se posicionar como protagonista nesse novo ciclo de inovação e sustentabilidade. O IRELGOV está comprometido em fomentar esse diálogo com qualidade técnica e diversidade de perspectivas”, afirmou Bueno.

A abertura contou com a presença de Julia Nicolau, coordenadora de Competitividade Empresarial da Firjan e conselheira fiscal do IRELGOV, e Paulo Homem, diretor institucional regulatório dos negócios de gás da Energisa. Eles destacaram o papel do instituto como o primeiro think tank do país dedicado à promoção de boas práticas em relações governamentais e políticas públicas. “A área de relações institucionais é mais do que importante, é essencial. Se o poder público não ouvir os setores envolvidos, criará políticas públicas com qualidade inferior ao que poderia ter sido elaborado”, disse Paulo Homem.

Primeiro think tank do IRELGOV contou com cinco painéis temáticos

O evento trouxe ainda cinco painéis temáticos, mediados por Gilvan Bueno, com discussões sobre inovação, sustentabilidade e o papel do Brasil na transição energética. No painel “Relevância do setor energético para data centers e ações de descarbonização”, Paulo Homem destacou o desafio da energia firme para a expansão dos data centers, considerando a intermitência das fontes solar e eólica.

Em “10 Mega tendências na energia”, Luiz Mandarino, diretor de Empreendedorismo e Startups do Energy Summit Global, apresentou tendências como Inteligência Artificial, pequenos reatores modulares, captura e armazenamento de carbono, avanços na fusão nuclear e combustíveis sustentáveis de aviação — setores com potencial de protagonismo brasileiro.

O painel “O futuro do setor energético é aberto e inovador”, com Alexandre Castro, diretor de Inovação e Liderança do Energy Hub, abordou o papel das startups e da inovação aberta no desenvolvimento do setor. Já Lucilene Bragança, da Equinor, apresentou o programa Bridge, que estimula a criação de soluções tecnológicas por empresas brasileiras.

Encerrando o encontro, Marcelo Simas, professor de Geopolítica do Petróleo e das Energias, discutiu a “Geopolítica das energias e margem equatorial”, esclarecendo aspectos técnicos sobre a exploração na Foz do Amazonas e os potenciais impactos estratégicos e econômicos da descoberta de petróleo na região.

Com a nova agenda, o IRELGOV pretende manter o diálogo permanente entre os setores público e privado, promovendo debates sobre inovação, sustentabilidade e competitividade para o desenvolvimento do Rio de Janeiro.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Deputada Sarah Poncio inaugura gabinete externo em Três Rios

A Deputada Estadual Sarah Poncio (SSD) inaugurou, no último dia 23, um gabinete externo em…

22 horas atrás

Fiscalização mira embarcações abandonadas em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, intensificou desde o início de 2025…

24 horas atrás

Eleição fora de época movimenta Alerj

Não se fala outra coisa nos corredores da Alerj nesse final de recesso parlamentar. A…

24 horas atrás

Palestra gratuita sobre tendências de negócios para 2026 em Itaguaí

A Secretaria de Desenvolvimento de Itaguaí, em parceria com o Sebrae, promove nesta sexta-feira (30)…

24 horas atrás

Caminhão CAIXA atende empreendedores em Barra do Piraí até sexta-feira

O Caminhão CAIXA está em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, até a próxima sexta-feira…

1 dia atrás

Plano de Mobilidade da Barra da Tijuca prevê investimento de R$200 milhões

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere participaram, nesta…

1 dia atrás