A cidade de Itaboraí, no Leste Fluminense, concluiu o processo de implementação do Prontuário Eletrônico de Cidadão (PEC) em 37 unidades de Atenção Primária à Saúde do município. Com isso, os usuários já encontram atendimento informatizado, o que proporciona maior agilidade em todo o processo. Além de mais rápido, o sistema integrado garante também a segurança dos dados dos pacientes e o engajamento entre as equipes da saúde.
A Prefeitura Municipal explica que o prontuário eletrônico permite que sejam preenchidas informações importantes e detalhadas a respeito do paciente, como por exemplo o histórico de vacinas e tempo gestacional (em caso de gestantes).
O diretor de Sistemas de Informação e Geoprocessamento em Saúde (Sisgeo), Fábio Sampaio, destacou que esta implementação qualifica ainda mais os serviços prestados à população.
“O prontuário eletrônico teve um impacto positivo para os cidadãos, pois agiliza todo o processo de atendimento e também melhora a qualidade das informações inseridas pelos profissionais de saúde nos prontuários”, ressaltou em entrevista ao site da cidade.
Prontuário eletrônico é avanço importante
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, este é um avanço importante para a rede municipal. “A implementação do PEC (prontuário eletrônico) faz com que a gente tenha muito mais acesso aos usuários e a entender a demanda de cada unidade, isso facilita o nosso planejamento. Já para o paciente, ajudará nas consultas e nos exames que vão precisar. Além de que vamos conseguir dar uma resposta mais rápida para os usuários”, afirmou.
A gestão municipal acrescenta que, ao longo dos próximos meses, a implementação do PEC será expandida nas unidades de Atenção Especializada. A informatização dos atendimentos é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) com o Ministério da Saúde.