A Educação de Itaboraí, no Leste Fluminense, ganhou um reforço no transporte escolar. A Prefeitura da cidade realizou a solenidade de entrega das chaves de novos ônibus escolares para compor a frota de transporte na última terça-feira (19).
Os novos ônibus escolares têm acessibilidade para atender alunos com deficiência ou com mobilidade reduzida e têm capacidade mínima de 29 estudantes sentados, mais o condutor.
Estiveram na cerimônia o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, o senador Carlos Portinho, o secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, e o deputado estadual eleito Guilherme Delaroli.
Os novos veículos foram recebidos dentro do Plano de Ações Articuladas (PAR), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), alocados por meio de emenda parlamentar do senador.
Para o prefeito, a parceria com o senador foi fundamental na entrega dos ônibus escolares. “O senador Carlos Portinho desde o primeiro dia tem ajudado Itaboraí, tirando do papel projetos que pareciam impossíveis, como a escola da Reta.
Ônibus escolares sucateados
Quando assumimos a gestão, encontramos a cidade destruída em todos os setores e na Educação não era diferente. Os ônibus quebrados, pneus carecas, sem limpadores de para-brisa e, mais uma vez, fomos pedir socorro e quando chegamos lá, o socorro já estava na mão”, agradeceu.
Já o senador destacou a importância do investimento na educação municipal. “Se não tiver como o aluno chegar na escola, não dá para estudar, tem que ter o ônibus. Agora tem dois ônibus a mais para o transporte escolar das crianças. Essa parceria em favor das crianças, pelo ensino de qualidade e pelo desenvolvimento da cidade é o mais importante”, destacou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em junho, outros dois novos ônibus já haviam sido entregues à rede municipal de ensino. A previsão é de que mais seis ônibus reforcem a frota municipal até dezembro, totalizando 10 novos veículos neste ano.