Taxas para táxis, mototáxis, fretes e outros modais terão redução em Itaboraí

Motoristas que compõem a malha municipal de transportes de Itaboraí, no Leste Fluminense, terão um alívio nas despesas. A Prefeitura decidiu reduzir a cobrança das taxas de fiscalização e de vistoria de veículos como transporte escolar, táxi, mototáxis e de frete. A mudança foi proposta e sancionada pelo prefeito Marcelo Delaroli, por meio da Lei Complementar 284/2022.

A legislação determina uma nova tabela de valores em Unidade Fiscal de Referência do Município de Itaboraí (UFITA) para cada categoria e modal. Entre as principais reduções estão as taxas de fiscalização para fretamento e ônibus com capacidade superior a 20 passageiros, que caíram de 375 para 120. O novo valor cobrado para cada modal está disponível neste link.

Ao todo, a determinação para taxas de fiscalização abrange 13 tipos de transportes rodoviários de passageiros e de carga, são eles: escolar, fretamento, mototáxi, táxi, complementar, coletivo, motofrete, à frete, GLP, produtos perigosos, OTT, alternativo e outros.

O prefeito comentou a importância da medida. “Essa era uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que sempre me pediam quando eu ainda estava como candidato a prefeito. Analisamos e conseguimos aprovar a redução dessas taxas, que eram uma das mais caras da região”, afirmou.

Taxas menores, fiscalização mantida

Para o secretário municipal de Transportes, Heitor Baldow, a redução na cobrança é uma forma de garantir que toda a malha rodoviária seja fiscalizada e vistoriada, sem onerar o proprietário para regularizar a prestação de serviço. “O objetivo dessa redução é evitar esse ônus alto para garantir que todos os modais estejam em dia, assim melhorando a prestação dos serviços na cidade”, afirmou o secretário.

A nova legislação também reduz a cobrança das taxas de vistorias para os veículos que compõem o Sistema Municipal de Transportes. Entre as maiores reduções está a taxa de veículo a frete com peso bruto total acima de 6.001kg, que caiu de 75 para 35.

A Secretaria Municipal de Transportes (SEMTRANS) ressalta que, no entanto, as vistorias realizadas fora da sede da SEMTRANS, a pedido do contribuinte, terão um acréscimo de 30% sobre o valor cobrado para cada modal.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

12 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

13 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás