Saúde de mamães e bebês ganha reforços em Itaguaí

A população de Itaguaí, na Baixada Fluminense, ganhou importantes reforços na saúde da mulher e da criança esta semana. Com investimento de R$ 600 mil, a Prefeitura entregou a primeira UTI móvel do município nesta última quinta-feira (23/6). Trata-se de uma Unidade Neonatal Pediátrico e Adulto. 

Segundo a Prefeitura, o veículo é equipado com suporte avançado composto por incubadora neonatal, respirador de transporte adulto e infantil, bomba infusora, aspirador, monitor cardíaco, desfibrilador, dois cilindros de oxigênio e um de ar comprimido. 

O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, fez questão de frisar que a UTI móvel já está apta a funcionar, a partir de hoje, para atender às demandas necessárias. 

“É mais uma realização do governo; uma UTI toda equipada, com todos os equipamentos zero quilômetro. Possui os melhores equipamentos de emergência para aquele paciente que realmente precisar. É uma iniciativa muito bacana que a Saúde desenvolveu em prol da população”, destacou o prefeito. 

A unidade também dispõe de duas pranchas longas, uma prancha infantil, bolsas de resgate, oxímetro portátil e reanimador pulmonar manual, além de cadeira de resgate. 

Projeto Cegonhão foca na saúde das gestantes

Outra importante entrega para a população foi o Projeto Cegonhão, na última quarta-feira (22), com objetivo de estimular as gestantes a realizarem o pré-natal. 

Para ter acesso ao programa e receber o kit cegonhão, as gestantes precisam cumprir alguns pré-requisitos, como comparecer ao mínimo de sete consultas de pré-natal. O kit contêm itens como roupinha, manta, meia, toalha, toca, body e outros. 

“Além do pré-natal, também solicitamos exames laboratoriais e de imagem para que possamos acompanhar a evolução da gestação. Também damos atenção à vacinação completa da gestante contra muitas doenças, como covid, influenza, hepatites, tétano, dentre outras”, pontua a diretora de Atenção Básica do município, Cristiane Domingues. 

A Prefeitura também destinou ao projeto uma van que será usada nas ações do projeto. O foco, segundo Vieira, será no transporte das mães e dos recém-nascidos. 

“Assim que o neném nasce no hospital, no seu segundo dia de vida, ele ganha alta. E, muitas vezes, precisa ir de condução com sua família para casa. A nossa preocupação era uma só: o bebê não está imunizado, preparado para andar no transporte público”, ressalta o prefeito.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

13 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

13 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

13 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

14 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

14 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás