Saúde de mamães e bebês ganha reforços em Itaguaí

A população de Itaguaí, na Baixada Fluminense, ganhou importantes reforços na saúde da mulher e da criança esta semana. Com investimento de R$ 600 mil, a Prefeitura entregou a primeira UTI móvel do município nesta última quinta-feira (23/6). Trata-se de uma Unidade Neonatal Pediátrico e Adulto. 

Segundo a Prefeitura, o veículo é equipado com suporte avançado composto por incubadora neonatal, respirador de transporte adulto e infantil, bomba infusora, aspirador, monitor cardíaco, desfibrilador, dois cilindros de oxigênio e um de ar comprimido. 

O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, fez questão de frisar que a UTI móvel já está apta a funcionar, a partir de hoje, para atender às demandas necessárias. 

“É mais uma realização do governo; uma UTI toda equipada, com todos os equipamentos zero quilômetro. Possui os melhores equipamentos de emergência para aquele paciente que realmente precisar. É uma iniciativa muito bacana que a Saúde desenvolveu em prol da população”, destacou o prefeito. 

A unidade também dispõe de duas pranchas longas, uma prancha infantil, bolsas de resgate, oxímetro portátil e reanimador pulmonar manual, além de cadeira de resgate. 

Projeto Cegonhão foca na saúde das gestantes

Outra importante entrega para a população foi o Projeto Cegonhão, na última quarta-feira (22), com objetivo de estimular as gestantes a realizarem o pré-natal. 

Para ter acesso ao programa e receber o kit cegonhão, as gestantes precisam cumprir alguns pré-requisitos, como comparecer ao mínimo de sete consultas de pré-natal. O kit contêm itens como roupinha, manta, meia, toalha, toca, body e outros. 

“Além do pré-natal, também solicitamos exames laboratoriais e de imagem para que possamos acompanhar a evolução da gestação. Também damos atenção à vacinação completa da gestante contra muitas doenças, como covid, influenza, hepatites, tétano, dentre outras”, pontua a diretora de Atenção Básica do município, Cristiane Domingues. 

A Prefeitura também destinou ao projeto uma van que será usada nas ações do projeto. O foco, segundo Vieira, será no transporte das mães e dos recém-nascidos. 

“Assim que o neném nasce no hospital, no seu segundo dia de vida, ele ganha alta. E, muitas vezes, precisa ir de condução com sua família para casa. A nossa preocupação era uma só: o bebê não está imunizado, preparado para andar no transporte público”, ressalta o prefeito.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

12 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

13 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

19 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

20 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

20 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

20 horas atrás