Sul Fluminense

Itatiaia sobe para 25º lugar no ranking de atenção à saúde

O levantamento Previne Brasil, novo modelo de financiamento à APS (Atenção Primária à Saúde), mostra que o município de Itatiaia, no Sul Fluminense, passou ocupar o 25° lugar, dentre as 92 cidades fluminenses, no ranking do programa. O índice mostra uma ascensão em 2023 quando comparado com o ano anterior, quando, no mesmo período, Itatiaia estava na 40ª colocação. Para a prefeitura, esse salto, mostra os resultados das ações desenvolvidas na área da atenção primária da saúde.

Os dados apontam que Itatiaia, em 2023, atingiu a nota de 6,85% no ISF (Indicador Sintético Final) e obteve desempenho de 43,43%, aumentando o incentivo financeiro para 84,3%. O crescimento é significativo em relação ao ano de 2022, quando a cidade registrou resultado de 4,75% no Indicador Sintético Final e desempenho de 32%, com 74,91% de incentivo financeiro.

Previne Brasil em Itatiaia

A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Andreza Vidal, destacou que o programa Previne Brasil, criado em 2019, pelo governo federal, reconhece os resultados alcançados e a efetividade ou a necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção.

“Além disso, serve de parâmetros para subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para a melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde, promovendo a democratização e a transparência da gestão pública, através da divulgação das metas e resultados alcançados”.

A diretora lembra que a Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada do Sistema de Único de Saúde (SUS). Representa o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde da coletividade.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, comemora o resultado e lembra que o trabalho vem sendo executado com afinco, para ofertar saúde de qualidade aos moradores de Itatiaia.

“Estamos hoje no 25° lugar no estado e 7° na região Sul Fluminense. O levantamento analisa sete indicadores da Atenção Primária, dentre eles, saúde da mulher (preventivo e pré-natal), saúde bucal (gestantes), imunização e controle de doenças cônicas (hipertensão e diabetes). Os resultados obtidos neste período em que estou a frente da Secretaria de saúde mostram que avançamos, mas há muito a ser feito e vamos seguir trabalhando para aprimorar os atendimentos”, ressalta o secretário de Itatiaia.

    ______________________________________________________________________________________________________

    Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

    Posts Recentes

    Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

    O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

    9 horas atrás

    Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

    O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

    9 horas atrás

    Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

    O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

    10 horas atrás

    Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

    Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

    11 horas atrás

    Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

    No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

    11 horas atrás

    Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

    Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

    12 horas atrás