O Jardim Botânico da capital fluminense preparou uma programação especial de férias para crianças, adolescentes e famílias. As iniciativas unem diversão e conhecimento e prosseguem até dia 28. Entre as atividades programadas estão brincadeiras, jogos, oficinas e contação de histórias.
Diversas ações no Jardim Botânico
No Museu, De Flor em Flor é o nome da série de atividades que vai fazer todo mundo conhecer mais sobre a flora brasileira e se divertir ao mesmo tempo. Tem Amarelinha com flores da Mata Atlântica, jogo de Cartas Botânicas com espécies ameaçadas, oficinas de animação, de fotografia de natureza e de pintura com tintas naturais. também são previstas contações de histórias e visitas mediadas à exposição.
Confira a programação preparada pelo Jardim Botânico:
MUSEU DO JARDIM BOTÂNICO: DE FLOR EM FLOR
Horário especial: na semana de 13 a 28 de julho, o Museu abrirá às 9h.
– Em busca da árvore perdida
Dias 27/7 (sábado), das 10h30 às 11h e das 14h às 15h.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento do Museu
Visita mediada em que os visitantes serão convidados a desvendar os enigmas e pistas para descobrirem a grande árvore que existe dentro do Museu: a Sumaúma. A atividade destaca as pesquisas realizadas pelos cientistas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que vão da floresta ao laboratório para conhecer, monitorar e conservar a flora brasileira.
Vagas: 20 pessoas, por ordem de chegada.
– Amarelinha
Dias 27/7 (sábado), às 11h | 11h30 | 14h30 | 15h | 15h30.
Local: jardins em frente ao Museu.
Voltada para o público de 4 a 10 anos, essa brincadeira vai apresentar flores amarelas da Mata Atlântica, contribuindo assim para a percepção corporal e conhecimento sobre a diversidade da flora brasileira. Espécies: Pau-ferro (Libidibia ferrea); Pau-brasil (Paubrasilia echinata); Ipê-amarelo (Handroanthus albus); Magnólia-amarela (Magnolia champaca); Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis); Solandra (Solandra grandiflora); Lantana (Lantana camara); Rabo-de-tucano (Vochysia tucanorum); Orquídea-sumaré (Cyrtopodium glutiniferum); Piteirunhas-de-espinho (Dyckia brevifolia) e Helicônia-amarelo-alaranjada (Heliconia hirsuta).
Vagas: 10 crianças por sessão, por ordem de chegada.
– Tintas naturais
Dias 25 e 26/7 (quinta e sexta-feira), às 10h30 | 11h | 11h30 | 14h | 14h30 | 15h.
Local: Jardins em frente ao Museu.
Atividade de arte com pigmentos não convencionais, onde apresentamos cores e texturas através de tintas naturais.
Vagas: 30 crianças por sessão, por ordem de chegada.
– Fotografia de natureza
Dia 28/7 (domingo), 13h30 | 15h30
Local: jardins em frente ao Museu.
Oficina voltada para crianças de 6 a 12 anos, que vão observar e registrar as plantas localizadas no entorno do prédio do Museu, com atenção às suas texturas, formas e cores. Com o auxílio de acessórios como câmeras escuras de papelão, diferentes lentes e filtros manuais, usaremos as câmeras dos celulares de forma criativa.
Vagas: 15 crianças por sessão, por ordem de chegada.
– Encontro USK RIO
Dia 28/7 (domingo), das 10h às 13h.
Local: jardins em frente ao Museu.
O encontro da comunidade Urban Sketchers Rio, de pessoas que se reúnem para desenhar ao ar livre, será aberto ao público de todas as idades. É chegar e participar. O encontro começa com uma visita mediada ao Museu, seguida pela atividade de desenho, e se encerra com o compartilhamento dos desenhos produzidos no dia.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.