Capital

Jardim Botânico promove exposição de ilustrações botânicas

A Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT) promove neste mês uma exposição de ilustrações botânicas. O conteúdo foi produzido por alunos e ex-alunos que atuam como artistas botânicos em diversas áreas.

A mostra reúne 35 obras nas técnicas de aquarela, nanquim e grafite, além de também apresenta trabalhos dos professores Paulo Ormindo e Malena Barretto da ENBT. Ambos têm especialização em Ilustração Botânica pelo Royal Botanic Gardens of Kew, na Inglaterra.

A exposição é gratuita. Ela estará aberta de 4 a 7 e de 16 a 28 de setembro, de segunda a sábado, das 9h às 16h. A ENBT está localizada na Rua Pacheco Leão, 2040, Horto, na Zona Sul da capital fluminense.

Ilustrações são complemento ao discurso científico

A ilustração científica tem como objetivo fazer uma representação gráfica de uma espécie com desenhos, gravuras e pinturas, usando técnicas de grafite, nanquim e aquarela. Apesar da existência e aperfeiçoamento da fotografia, essas técnicas artísticas continuam sendo utilizadas para servir de complemento ao discurso científico, explanação teórica do pesquisador e divulgação científica.

O desenho científico esclarece o texto de maneira visual e direta. Ele é requisitado, principalmente, para ilustrar dissertações, teses, periódicos e livros.

“As ilustrações botânicas são documentos visuais que unem arte e ciência, produzindo obras que servem como registros e divulgação das espécies reproduzidas e contribuindo, desse modo, para conscientização de preservação do meio ambiente. Os desenhos e pinturas de folhas, flores e frutos são admirados pela sua beleza e pela precisão de detalhes que revelam as riquezas da natureza vegetal”, destaca o professor Paulo Ormindo.

Ilustrações são tema de cursos de extensão

Desde 2002, a ENBT oferece cursos de extensão em ilustração botânica. A intenção de qualificar e formar ilustradores para atuarem como apoio à pesquisa botânica.

Desde sua criação, o Programa de Ilustração Botânica da ENBT formou e qualificou inúmeros profissionais. Também são oferecidos estágios de voluntariado como ilustrador no Jardim Botânico do Rio e em outras instituições de pesquisa como o Museu Nacional. Os cursos atendem a estudantes de Biologia e Belas Artes, arquitetos, paisagistas, designers, além de pessoas interessadas em conhecer as plantas por meio da prática do desenho de observação.

Posts Recentes

Deputado Rodrigo Amorim vai ser candidato ao Governo do Estado

A caminhada do prefeito Eduardo Paes em direção ao Palácio Guanabara não vai ser tão…

10 horas atrás

Workshop do Secovi Rio aborda impermeabilização em condomínios

No próximo dia 31, o Secovi Rio realiza o workshop “A Importância Vital da Impermeabilização:…

12 horas atrás

Semana do Saco Cheio impulsiona turismo em Cabo Frio

O encerramento da Semana do Saco Cheio, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, elevou…

13 horas atrás

Moradores de Paracambi contam com novo Centro de Fisioterapia

A Prefeitura de Paracambi inaugurou, na última sexta-feira (18), o novo Centro de Fisioterapia do…

14 horas atrás

Hospital da Criança avança nas obras em Volta Redonda

As obras do futuro Hospital da Criança, no bairro Retiro, em Volta Redonda, cidade do…

15 horas atrás

Feira Limpa Nome movimenta economia em Bom Jesus do Itabapoana

A Feira Limpa Nome está movimentando a economia de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte…

15 horas atrás