Morador do bairro Agostinho Porto, o jovem Gustavo Moreira é estudante de Engenharia de Software e conquistou uma vaga de estágio em uma multinacional. (Foto: Gilberto Rocha)
Aos 21 anos, o jovem Gustavo Moreira, morador do bairro Agostinho Porto, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, conquistou uma das vagas mais concorridas de estágio na área de Tecnologia da Informação em uma multinacional. Estudante de Engenharia de Software, Gustavo foi selecionado entre mais de 500 candidatos em um processo seletivo que envolveu entrevistas, dinâmicas de grupo e testes técnicos.
O que fez a diferença, segundo o próprio estudante, foi o preparo oferecido pela Sala de Treinamento para Entrevistas de Emprego, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. O espaço oferece capacitação gratuita para jovens e adultos em busca de oportunidades no mercado de trabalho, com foco em desenvolvimento de habilidades para processos seletivos.
“Eu não teria conseguido sem o suporte que recebi na sala de treinamento. Foi uma oportunidade muito boa para melhorar o meu currículo e me preparar para entrevistas. Essa capacitação fez toda a diferença para conseguir esse estágio e acreditar no meu potencial”, afirmou Gustavo. Ele esteve recentemente na Prefeitura para agradecer pessoalmente ao professor Paulo Roberto, responsável pelas aulas que o ajudaram na preparação.
O secretário municipal de Trabalho e Renda, Bruno Correia, destacou a missão do projeto. “Nós acreditamos no poder da capacitação e da educação. Quando oferecemos as ferramentas certas, jovens como o Gustavo conseguem transformar oportunidades em conquistas reais”, afirmou.
A conquista também foi celebrada em família. A avó de Gustavo, Vera Lúcia, expressou seu orgulho: “Ele sempre foi um menino dedicado, focado e esforçado. Ver ele agora entrando numa empresa desse porte, crescendo por mérito dele, é uma alegria que não cabe no peito”, expressou Vera.
A Sala de Treinamento funciona no prédio da Prefeitura de São João de Meriti, sede da Secretaria de Trabalho e Renda, às segundas, quartas e sextas-feiras, com turmas das 10h às 12h e das 14h às 16h. A iniciativa tem sido um importante instrumento de inclusão produtiva para a juventude meritiense.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
No último dia 16, o Conselho Firjan Sul Fluminense levou um grupo de empresários para…
A Páscoa Encantada, evento promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo,…
Entre os dias 25 e 27 de abril, a Cidade do Rio de Janeiro será…
Por Juedir Teixeira* "Como As Gigantes Caem", Livro de Jim Collins, é uma análise profunda…
Moradores de Petrópolis, na Região Serrana, afetados pelas fortes chuvas dos dias 4 e 5…
O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário de Vassouras, no Sul Fluminense, enfrenta uma grave…