Projeto Arte de aMAR promove conscientização sobre o impacto do plástico nos oceanos. (Foto: Camila Chiesa e Eric Ireno)
A Praia do Leblon, na Zona Sul da capital, será palco de uma ação de limpeza e distribuição de cartilhas educativas neste sábado (20), das 8h às 12h, em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A atividade é organizada pelo Instituto Gas Petro e pela Equipe F3 Esporte Cultura, idealizadores do Projeto Arte de aMAR.
O projeto tem como objetivo conscientizar sobre os impactos do plástico nos oceanos, promovendo oficinas, dinâmicas interativas e atividades educativas em 27 escolas públicas do Rio de Janeiro. Somente entre junho e agosto de 2025, foram impactadas 2.293 crianças e jovens em 98 turmas. Para 2026, estão previstas novas ações criativas e educativas.
Um estudo recente do Instituto de Oceanografia da USP e da ONG Sea Shepherd Brasil, que percorreu 8.125 km do litoral, revelou que 91% do lixo coletado em 306 praias brasileiras é composto por plásticos, principalmente de uso único. A pesquisa coletou 2,3 toneladas de resíduos, reforçando o alerta sobre a gravidade da poluição costeira.
“A cada oficina e ação prática, buscamos mostrar aos jovens que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações. O Arte de aMAR é, acima de tudo, um convite para cuidar da vida e do futuro do nosso planeta”, destacam Maria Marques e Felipe Mattos, idealizadores do projeto.
O Arte de aMAR é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura. A realização é do Instituto Gas Petro e da Equipe F3 Esporte Cultura, com patrocínio da Concessionária VIARIO, da Estácio, do Instituto Yduqs, da BrazilShip, da MGAS Comercializadora e do Grupo GSH.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações…
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, na…
Por Nelson Lopes A operação mais letal do Rio fez com que a esquerda mirasse…
Durante todo o mês novembro, seis capitais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro,…
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reforçou as ações de controle sanitário…
Os três quilombos existentes em Magé, na Baixada Fluminense, passam a integrar oficialmente uma rota…