O Estado do Rio de Janeiro ganhou um novo polo cervejeiro. Na última quinta-feira, o governador do estado, Cláudio Castro, sancionou a Lei 10.010/23 que institui o Polo Cervejeiro Artesanal da Região das Baixadas Litorâneas.
O objetivo é consolidar a região como produtora de cerveja artesanal, congregar e organizar a defesa dos interesses do segmento, promover a cultura cervejeira e apresentar medidas benéficas ao desenvolvimento do turismo e da indústria local.
O programa de implementação do polo cervejeiro abrange 12 municípios, sendo a sede principal do polo em Silva Jardim. “A região tem despontado com novas fabricantes de cerveja artesanal pela sua abundância de água dos lagos e rios”, explicou o autor do projeto de lei original, o ex-deputado Anderson Alexandre.
Municípios no polo cervejeiro
Além de Silva Jardim, o programa abrange Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) destaca que a norma prevê, ainda, a realização da Festa Anual da Cerveja Artesanal. O evento acontecerá em cada município, em sistema de rodízio, preferencialmente no mês de janeiro de cada ano.