Capital Político

Lei veta a venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro no entorno dos estádios

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), promulgou a Lei 10.861/2025, que proíbe a venda de bebidas em recipientes de vidro, no entorno de estádios em dias de jogos, no Estado do Rio de Janeiro, de autoria do deputado Carlinhos BNH (PP). A proibição alcança 200 metros dos estádios nas cinco horas que antecedem e sucedem a partida de futebol. A multa prevista vai de 50 a 50 mil UFIRs-RJ


Casa nova

O deputado Thiago Rangel, um dos mais votados das regiões Norte e Noroeste Fluminense nas eleições de 2022, vai mudar de partido. Esta semana ele anunciou sua filiação ao partido Avante. Segundo ele, a mudança foi estratégica, anteriormente integrava os quadros do PMB (Partido da Mulher Brasileira).


Derrubada de vetos

Como presidente em exercício da Alerj, o deputado Guilherme Delaroli (PL) promulgou leis a partir da derrubada de vetos do governador Cláudio Castro (PL) esta semana. As publicações saíram no Diário Oficial da última terça-feira. Um dos destaques foi a Lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Prajás, para oferecer assistência jurídica gratuita aos agentes de segurança pública. Outro, foi a lei que transferiu o Sambódromo da cidade do Rio de Janeiro para o Governo do Estado.


Isenção de ICMS para motoboys

Trabalhadores que atuam como motoboys, mototaxistas e no serviço de motofrete poderão ter isenção de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de motocicletas destinadas às atividades profissionais. É o que determina o projeto de Lei assinado pelo deputado Filippe Poubel (PL).


Transporte gratuito aos domingos

Tramita na Câmara Municipal do Rio um projeto de lei, assinado pelo vereador Marcelo Diniz (PSD), que prevê a gratuidade nos transportes públicos municipais para todos os passageiros aos domingos e feriados, incluindo ônibus, BRT e VLT. O vereador argumenta que a medida vai incentivar as famílias a frequentarem mais os parques, praias e outras áreas de lazer da cidade.


Estava sóbrio?

“Não quero nervosismo. Tem gente pensando que o governo acabou. Se preparem porque, se acontecer tudo o que estou pensando, este país vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes”, Lula, em evento da Petrobras.


Negócios na Paraíba

Assessores bem informados lembraram a Lula, na semana passada, que Hugo Motta, presidente da Câmara e discípulo (no passado) do ex-deputado Eduardo Cunha, tem o que se chama de “telhado de vidro”. Discreta, a Polícia Federal vem investigando negócios da família dele na Paraíba. E os mesmos assessores acham que Motta pode até querer brigar, mas não vai poder por muito tempo. Mais: já tem gente muito ligada a Lula fazendo ‘incursões’ lá em cima, capital e interior.


Cunha é craque

Ex-presidente da Câmara e principal articulador da queda de Dilma Rousseff, Eduardo Cunha quer se eleger, de novo, deputado federal. E já escolheu a nova base: nada de Rio, tampouco São Paulo. Está mirando sua volta ao Congresso por Minas Gerais e quer o apoio dos evangélicos (pelo Rio, apenas sua filha Dani tentará à reeleição). Cunha acaba de estrear numa rádio de Belo Horizonte, onde a cada hora lê uma curta passagem da Bíblia. A rádio se chama Maravilha FM e deverá ser a primeira do bloco. Está ajeitando outras rádios pelo interior usando o nome do marido da filha Dani.


Senilidade

Desde o início do ano, apesar de todas e repetidas recomendações, Lula não recebeu um único deputado federal ou senador para um despacho privado, como seria próprio na relação institucional. Também petistas reclamam que o presidente está alheio ao terceiro mandato, com sinais de desinteresse ou cabisbaixo, nem de longe lembrando outros tempos. A agenda de 2025 piorou em relação a 2024, onde ele recebeu apenas 4 deputados e 5 senadores durante o ano todo. O senador Sérgio Moro (União-PR) diz que essa conduta indica “senilidade”.


Farra dos sindicatos no Brasil da Roubalheira

Para quem gosta de números: a Argentina tem hoje 91 sindicatos, o Reino Unido tem outros 168 e os Estados Unidos 190 sindicatos. O Brasil, a propósito, tem atualmente nada menos do que 17.289 sindicatos.


Farra do dinheiro público: 30 deputados em Lisboa para dançar o vira

E por falar no Fórum de Lisboa: Gilmar Mendes levou 44 deputados em missão oficial de Brasília para a capital de Portugal. Dentre eles, 30 solicitaram que a viagem fosse ‘com ônus’ da Câmara. Ou seja: a Casa arcará com todas as despesas como hospedagem, deslocamento e custos adicionais. Os deputados que pediram o ressarcimento das despesas, incluindo o presidente Hugo Motta, serão reembolsados após a apresentação das notas fiscais. Mais: 6 senadores que foram a Lisboa também terão suas despesas custeadas pelo Senado. Eles comunicaram à Mesa Diretora que viajaram em missão oficial. Davi Alcolumbre não foi para lá.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

Posts Recentes

Eita Arraiá é a pedida

A segunda edição do Festival Eita! Arraiá acontece neste fim de semana, de 11 a…

16 horas atrás

Neurocirurgiã carioca fala sobre manejo de infecções de Shunt em congresso

A neurocirurgiã pediátrica doutora Camila Miguez de O. Ahmed participou, na manhã desta sexta-feira (11),…

18 horas atrás

A pressão que vem de Brasília

Por Nelson Lopes Vem de Brasília, as pressões para que o governador Cláudio Castro, o…

21 horas atrás

Corretor de imóveis é peça-chave na incorporação imobiliária

No episódio 39 do PodCreci, o podcast do Creci-RJ, o tema abordado foi “Incorporação imobiliária…

1 dia atrás

Expo Café Varre-Sai 2025 movimenta R$23 milhões

A Expo Café Varre-Sai 2025, realizada no último fim de semana de junho, movimentou R$23…

1 dia atrás

Faetec homenageia Dona Izabel com desfile de moda autoral

Um desfile de moda realizado nesta quarta-feira (9), na unidade ETE Olavo Bilac da Faetec,…

1 dia atrás