Maricá inicia nesta semana ações da campanha “Cidade que Abraça”, para celebrar os 208 anos

A cidade de Maricá celebra 208 anos no próximo dia 26 de maio. Para celebrar a data especial a prefeitura do município do Leste Fluminense criou uma série de ações para gerar oportunidades e desenvolvimento local. São iniciativas nas áreas de Educação, Cultura, Meio Ambiente, Economia e Tecnologia. A campanha foi batizada de “Cidade que Abraça”.

As atividades da “Cidade que Abraça” começam nesta terça-feira com a apresentação dos três recenseamentos que serão feitos na cidade, com o primeiro Censo da Cidadania de Maricá. A cerimônia de apresentação será às 16h, no Cine Henfil

A campanha “Cidade que Abraça” foi pensada no objetivo do município de abraçar as causas sociais, o desenvolvimento e a sustentabilidade, para chegar mais perto das pessoas. A mensagem destaca o exemplo de cidade para seus moradores, da intenção de Maricá de ser a capital da inclusão social, das políticas agroecológicas, do acesso ao ensino universitário, da moeda social, do transporte público gratuito.

“É importante lembrar que toda a nossa política de governo é voltada para dar dignidade ao povo maricaense, abraçando cada pessoa em sua diversidade. Isso tem a ver com comida na mesa, moradia, educação, saúde, segurança e dinheiro no bolso. Não à toa que batemos todos os meses recordes de criação de vagas de empregos formais. Sem fome e com educação e trabalho que nós vamos desenvolver nossa sociedade, movendo as pessoas para fazer o seu melhor”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Cidade que Abraça ciência e tecnologia

As atividades da campanha Cidade que Abraça continuam na próxima semana. No próximo dia 23, será lançado pacote de estímulo à inovação social e ao desenvolvimento de ciência e tecnologia no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba. Às 16h, o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, apresentará os projetos, como a incubadora de startups e os arranjos produtivos de ciência médica, alimentação e cultura. No mesmo horário, no CEU da Mumbuca, a Secretaria de Transportes divulgará edital de chamamento para utilização das estações de trabalho.

No dia seguinte, terça-feira (24), às 11h30, a Secretaria de Educação apresentará tecnologias que foram implementadas nas escolas da rede municipal de ensino. O exemplo são as lousas digitais que os professores passarão a utilizar. Os alunos do 4º ao 9º ano ganharão tablets com acesso à internet. A demonstração será no CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro. No mesmo dia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico assina parceria com o Sebrae e recebe o palestrante Eduardo Moreira, que vai falar sobre “Desafios das Microempresas no Brasil”, a partir das 16h, no Cine Henfil.

Na véspera do aniversário, no dia 25, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), fará às 10h o lançamento dos laboratórios do Projeto Aequor em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). A iniciativa pioneira consiste no uso de micro-organismos no tratamento de esgoto, implementado na cidade em 2021.

As festividades da Campanha Cidade que Abraça têm o seu ponto alto no dia do aniversário de 208 anos da cidade, em 26 de maio. O dia começa com o hasteamento da bandeira às 8h em frente à sede da Prefeitura, seguida de missa às 9h, na Igreja de Nossa Senhora do Amparo.

Na mesma data será apresentado o ônibus híbrido da cidade, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das ações mais esperadas da Campanha Cidade que Abraça. Após a cerimônia na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, o veículo circulará por Maricá. À tarde, a partir das 12h, a Caravana do Esporte toma conta da praça com muitas atividades físicas e de lazer.

Neste mesmo dia serão lançados a Maricá Biotech, empresa municipal tecnológica para produção de camarões para exportação e criação de medicamentos a partir de plantas medicinais sem aditivo químico; e o Pacote de Incentivo à Cultura (PIC Maricá), desenvolvido conjuntamente pela Secretaria de Cultura e pelo ICTIM.

Na Casa de Cultura, no Centro, haverá a partir das 13h a apresentação dos projetos do polo de produção audiovisual, da incubadora para desenvolver a indústria do carnaval e do Programa de Arte e Cultura (Proac), o maior edital de estímulo direto à cultura no estado do Rio.

Posts Recentes

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

50 minutos atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

53 minutos atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

1 hora atrás

Nova válvula cardíaca combina tecnologias mecânicas e de tecido

*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…

21 horas atrás

São Gonçalo oferece desconto para quitação de dívidas

A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, promove entre 27 de novembro e 27…

1 dia atrás

Piscinão de Ramos está cheio novamente

A Fundação Rio-Águas concluiu nesta terça-feira (19) a manutenção anual do Piscinão de Ramos, na…

1 dia atrás